Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Trata-se de um encontro que congrega o Colóquio Internacional de História da África e a Semana de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). A atividade será uma oportunidade enriquecedora de trocas e diálogos profícuos, uma vez que cada um dos eventos particulares congregados possui suas próprias histórias e acham-se consolidados. Ademais, a organização do evento é feita em parceria e implica num esforço para que a experiência seja enriquecedora para todas/os participantes das diversas temáticas e áreas de pesquisa implicadas.
O Colóquio de História da África, irá completar a quarta edição, de forma que as edições anteriores ocorreram na Universidade do Porto, na Universidade Estadual Paulista, campus Assis-SP, e na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, campus São Francisco Conde-BA. Ele concentra suas atenções na atuação missionária como fonte para compreensão do processo evangelizador, bem como para acessar as ações de mediação que são viabilizadas para e por meio do trabalho missionário, tendo em vista inclusive os embates implicados. De todo modo, e devido à importância histórica e social, o Colóquio visa sempre contribuir para uma discussão epistemológica das percepções das diferentes agências e projetos missionários. E que busca, junto a isso, proporcionar uma discussão também sobre os arquivos e acervos das missões africanas, em sentido amplo. Cada vez mais outros contextos vão surgindo como paralelo comparativo que agrega valor ao material africano. É o caso, por exemplo, das relações missionárias entre povos indígenas.
A Semana de Ciências Sociais, por sua vez, chega à sua oitava edição, que ocorre ininterruptamente desde 2012, e sempre tratando de temas relevantes para o nosso tempo. Tivemos diversas e oportunas ocasiões de debate, troca e aprendizado acerca dos dilemas que se refletem nas pesquisas sociais. Uma vez que, e como parte fundamental da tarefa do cientista social, temos sempre o desafio de compreender criticamente o mundo, por meio da superação de obviedades aparentes, bem como o desafio de elaborar um corpus consistente de análises daquilo que nos tornamos na contemporaneidade. E o evento sempre procura promover o encontro entre moradores do Vale, estudantes de graduação, pesquisadores convidados e professoras/es da região para profícuos momentos de enriquecimento humano.
O esforço de realização conjunta dos eventos é uma aposta de que eles podem produzir diálogos enriquecedores para as/os pesquisadoras/es de cada uma das vertentes: historiadores e cientistas sociais. Nesse sentido, decidimos que o tema geral dessa edição será: “História e Ciências Sociais”. Teremos conferências, grupos de trabalho, mesas redondas e minicursos ao longo dos quatro dias de evento. As atividades se iniciarão na noite do dia (18/11) e se estenderão pelas tardes e noites dos três dias seguintes (19 a 21/11). O último dia, 22, será dedicado aos minicursos no período da manhã. Esperamos um evento com diversas opções de participação, e que impliquem igualmente em debates qualificados e produtivos.
{{item.denominacao}} |
Responsável
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}