ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA

Publicado em 02/12/2021 - ISBN: 978-65-5941-447-5

Título do Trabalho
ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA
Autores
  • Cláudia Ribeiro Rodrigues
Modalidade
Resumo
Área temática
(8) Enunciação, gramática e ensino
Data de Publicação
02/12/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semalin2021/417204-ensino-de-analise-linguistica-na-perspectiva-semantico-enunciativa
ISBN
978-65-5941-447-5
Palavras-Chave
Semântica da Enunciação, Análise linguística, Redes enunciativas.
Resumo
Este trabalho apresenta dados parciais de nossa pesquisa de Doutorado cujo objeto de estudo é a temporalidade verbal da língua portuguesa e seu ensino nos anos finais do ensino fundamental. Para fins desta apresentação, vamos nos deter na análise de algumas atividades propostas para o ensino desse conteúdo em livros didáticos destinados a esse nível e propor a reelaboração dessas atividades com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Semântica da Enunciação. Para tanto, embasamo-nos em Bally, Benveniste, Ducrot, Guimarães e Dias cujos estudos fornecem condições de observar e entender o acontecimento da produção de sentido. Objetivamos fornecer subsídios para o trabalho docente na educação básica, apontando um novo olhar para o ensino de análise linguística. Portanto, a relevância de nossa pesquisa consiste em fornecer suporte teórico-metodológico para que o professor possa ampliar suas práticas de ensino e propor um trabalho com a análise linguística que leve o aluno a refletir sobre os aspectos enunciativos da linguagem, conforme recomenda a BNCC, Base Nacional Curricular Comum, documento orientador na construção dos currículos escolares atualmente. A fim de atingir esse propósito, primeiramente, faremos a exposição e a análise de como a temporalidade verbal é trabalhada em uma das coleções didáticas destinadas aos anos finais do ensino fundamental. Em seguida, apresentaremos uma proposta de trabalho com as atividades desse material por meio das redes enunciativas, técnica desenvolvida por Dias (2018) que permite observar as dimensões orgânicas e enunciativas da língua, levando o aluno a reconhecer o tempo linguístico como fator semântico-enunciativo essencial na construção de sentido dos textos. Demonstraremos que a análise semântica desse ponto de vista pode contribuir para uma compreensão adequada do tempo verbal e para o desenvolvimento de habilidades leitoras.
Título do Evento
IV Seminário Enunciação e Materialidade Linguística
Título dos Anais do Evento
Caderno de resumos do Seminário Enunciação e Materialidade Linguística
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

RODRIGUES, Cláudia Ribeiro. ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA.. In: Caderno de resumos do Seminário Enunciação e Materialidade Linguística. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semalin2021/417204-ENSINO-DE-ANALISE-LINGUISTICA-NA-PERSPECTIVA-SEMANTICO-ENUNCIATIVA. Acesso em: 21/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes