REFLEXÕES SOBRE OS ENUNCIADOS DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA: “NOVO ENSINO MÉDIO”.

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
REFLEXÕES SOBRE OS ENUNCIADOS DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA: “NOVO ENSINO MÉDIO”.
Autores
  • Jéssica Duarte de Souza
  • Camila de Araújo Beraldo Ludovice
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 01 – O enunciado bakhtiniano na análise de discursos
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/483619-reflexoes-sobre-os-enunciados-da-campanha-publicitaria--novo-ensino-medio
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Novo ensino médio, enunciado, sujeito, efeitos de sentidos, discursos.
Resumo
O Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sua proposta considera três grandes frentes: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos; e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da BNCC. O presente trabalho propõe refletir sobre os discursos materializados na campanha do “Novo Ensino Médio” postada pelo Ministério de Educação, e analisar os efeitos de sentido produzidos por enunciados presente no vídeo divulgado por este órgão que revela as características e os atrativos do novo formato do Ensino Médio aos cidadãos brasileiros. Dessa forma, esperamos desvendar os discursos difundidos na propaganda do MEC, por meio da leitura discursiva e do estudo do enunciado pelo viés bakhtiniano, considerando para a análise a compreensão da perspectiva social, ideológica e estética de discursos da esfera midiática. Para tanto, apresentamos um recorte de cenas que compõem a propaganda, enfatizando discursivamente o enunciado do governo federal, dos alunos, professores e pais. Notamos que as escolhas lexicais e os locais da enunciação onde se passa a propaganda demarcam uma posição ideológica e histórica. A pesquisa é de cunho bibliográfico, tendo natureza qualitativo-interpretativa. Através desse estudo, percebemos que, por meio da referida campanha, o MEC assume enunciados que envolvem os públicos-alvo em um discurso persuasivo. Os resultados mostram que os sentidos trazidos pelo comercial não se limitam em trazer apenas conhecimento ao público sobre o Novo Ensino Médio, mas projeta nos jovens, em suas famílias e na sociedade brasileira a imagem positiva de que a mudança do Ensino Médio foi feita para mudar a vida das pessoas, levando os sujeitos a concordarem com as propostas.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Jéssica Duarte de; LUDOVICE, Camila de Araújo Beraldo. REFLEXÕES SOBRE OS ENUNCIADOS DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA: “NOVO ENSINO MÉDIO”... In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/483619-REFLEXOES-SOBRE-OS-ENUNCIADOS-DA-CAMPANHA-PUBLICITARIA--NOVO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 01/12/2024

Trabalho

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