EXPERIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO PANDÊMICO

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
EXPERIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO PANDÊMICO
Autores
  • Franciele Maria Martiny
  • Mariana Cortez
  • JOCENILSON RIBEIRO
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 24 – Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e adicionais na contemporaneidade
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/480801-experiencias-na-aprendizagem-de-portugues-lingua-adicional-em-contexto-universitario-pandemico
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Ensino superior remoto, Aprendizagem de língua e tecnologia, Português como língua adicional
Resumo
A partir do cenário inédito instaurado pela pandemia de Covid-19, no Brasil e no mundo, o objetivo deste trabalho é apresentar os efeitos da educação remota - especificamente no ensino de Língua Portuguesa como Adicional (PLA), dentro do Ciclo Comum de Estudos (CCE), na Universidade de Integração Latino-Americana (UNILA), pela visão dos discentes. Os dados foram levantados por meio da aplicação de um questionário virtual semiestruturado, enviado aos/às estudantes de duas turmas de nível básico, no primeiro semestre de 2021, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). As análises, quantitativas e qualitativas, dialogam diretamente com nossa experiência docente no contexto universitário e com as práticas desenvolvidas neste período atípico de uso das tecnologias para o ensino de línguas. A partir dos dados levantados, verificamos que os desafios se traduzem, basicamente, em três ordens como efeitos da proposta do ERE: organizacional, técnico-material e pedagógico, fatores que são também velhos desafios do ensino de PLA em contexto intercultural e plurilíngue, como é o caso dessa instituição. Além disso, notamos a influência da ordem psicológica que, embora não se materializasse de modo notável no processo de ensino e de aprendizagem, afeta tanto o docente quanto o discente. Assim, aliado à falta de recurso técnico-material, ao isolamento e à distância de suas famílias, a “obrigatoriedade” de adaptação sem muito preparo a uma modalidade de ensino diferente da habitual, permitiu-nos inferir que, geralmente, são muito maiores os desafios e as dificuldades para aprender PLA na virtualidade do que os êxitos que se possam comemorar da educação remota no contexto da crise.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINY, Franciele Maria; CORTEZ, Mariana; RIBEIRO, JOCENILSON. EXPERIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO PANDÊMICO.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/480801-EXPERIENCIAS-NA-APRENDIZAGEM-DE-PORTUGUES-LINGUA-ADICIONAL-EM-CONTEXTO-UNIVERSITARIO-PANDEMICO. Acesso em: 11/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes