DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DAS FUNÇÕES DA LINGUAGEM EM TEXTOS DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Publicado em 30/12/2020 - ISBN: 978-65-5941-057-6

Título do Trabalho
DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DAS FUNÇÕES DA LINGUAGEM EM TEXTOS DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Autores
  • DJANE DE SOUSA BARROS
  • Francineide Lima Abreu
Modalidade
Comunicação oral
Área temática
Linguagens, práticas discursivas e representações sociais
Data de Publicação
30/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selif2020/270815-descricao-e-interpretacao-das-funcoes-da-linguagem--em-textos-de-alunos-da-1%3f-serie-do-ensino-medio
ISBN
978-65-5941-057-6
Palavras-Chave
Funções da Linguagem; Produção Textual; Comunicação.
Resumo
O trabalho em questão baseia-se no estudo das Funções da Linguagem através da produção textual de alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola municipal de Itaituba-Pará. A fim de descrever e interpretar as funções da linguagem, considerando os fundamentos de teóricos no eixo em que o texto é uma unidade significativa da língua e refletindo nos alunos o senso crítico no momento da escolha das funções mais adequadas, levando em consideração os aspectos relevantes da mensagem a ser transmitida. A metodologia adotada para realização da pesquisa é uma abordagem de explanação sobre o conteúdo, visando um aprimoramento no ato comunicativo e abstrair dos alunos as principais características de cada função para gerar competência conceitual de novas linguagens; logo após, a realização de atividades embasadas na explanação anterior e, por fim, elaboração de produções textuais. Consequentemente, a partir das observações e participações durante as aulas obter resultados significativos que as funções da linguagem podem transmitir, desde informações relevantes ao ensino-aprendizagem durante o processo de ensino da Língua Portuguesa, bem como tornar os estudantes aptos a enfrentar as rápidas mudanças ocorridas no processo de comunicação. Além de transmitir as informações através das funções da linguagem em textos, seja em 1ª ou 3ª pessoa, dando ênfase ao canal e/ou a mensagem, cada um do seu modo específico, exercendo influência sobre a comunicação, informando algo, demonstrando sentimentos e/ou convencendo, assim, com as múltiplas finalidades básicas da linguagem. Para fundamentar a pesquisa, recorre-se aos estudos de Chalhub (2003), Jakobson (2005), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Vanoye (1998), dentre outros.
Título do Evento
I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF)
Título dos Anais do Evento
Anais do I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BARROS, DJANE DE SOUSA; ABREU, Francineide Lima. DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DAS FUNÇÕES DA LINGUAGEM EM TEXTOS DE ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.. In: Anais do I Seminário de Linguagens do IFBAIANO (SELIF). Anais...Governador Mangabeira(BA) IFBAIANO, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selif2020/270815-DESCRICAO-E-INTERPRETACAO-DAS-FUNCOES-DA-LINGUAGEM--EM-TEXTOS-DE-ALUNOS-DA-1%3f-SERIE-DO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 23/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes