PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NO PSF AMAZONAS I COM A INTEGRAÇÃO DOS RESIDENTES DA UNIFASE. UMA JUNÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E RESIDÊNCIA DA UNIVERSIDADE ARTHUR SÁ EARP NETO.

Publicado em 06/04/2023 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NO PSF AMAZONAS I COM A INTEGRAÇÃO DOS RESIDENTES DA UNIFASE. UMA JUNÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E RESIDÊNCIA DA UNIVERSIDADE ARTHUR SÁ EARP NETO.
Autores
  • Andrea Cristina da Costa Reis
  • Raphaela Mendes Dantas
  • Nicole Vilela Cardoso
  • Norma de S. Thiago Pontes
  • Claudia Botelho de Oliveira
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Odontologia
Data de Publicação
06/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2022/547726-projeto-terapeutico-singular-no-psf-amazonas-i-com-a-integracao-dos-residentes-da-unifase-uma-juncao-entre-gradu
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
SUS, prática na comunidade e odontologia.
Resumo
O intuito do nosso trabalho para a disciplina Estágio em Prática de Saúde na Comunidade IV da Universidade Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) focaliza as relações que aprendemos na disciplina Saúde Bucal Coletiva I e II com as práticas vividas no PSF – Posto de Saúde da Família Amazonas I com o acompanhamento do nosso preceptor Dr. Carlos Alexandre Pereira, desenvolvendo uma postura crítica e reflexiva na formulação do nosso trabalho por meio do que encontramos na comunidade. Trabalhamos em equipe com os funcionários e residentes do Posto, lembrando sempre do que aprendemos na Universidade sobre o Sistema Único de Saúde – SUS. O objetivo foi relatar a experiência que vivenciamos no PSF Amazonas I no curso de Graduação em Odontologia na UNIFASE em Petrópolis, no período de fevereiro a julho de 2022, através de relatórios mensais entregues para as professoras da matéria com o objetivo de relatar nossas práticas vividas na comunidade e com a família que escolhemos juntamente com os residentes da unidade e no final do estágio, fizemos uma apresentação final em formato de slides e vídeo falando sobre o nosso PTS - Projeto Terapêutico Singular . Valoriza-se aqui a importância do processo ensino-aprendizagem vinculado aos cenários das práticas na formação em saúde. A experiência relatada esteve orientada pelos princípios da pesquisa-ação na elaboração de cada portfólio na situação de saúde da família escolhida para mudanças no contexto social e perceptivo e debate da relevância social do ensino na formação para o exercício profissional na área odontológica. O nosso PTS desde o início teve a colaboração dos residentes da UNIFASE que exercem seus estudos no PSF Amazonas I. Nós trabalhamos em equipe para encontrar uma família que tivesse uma situação problema para seguirmos o nosso trabalho. Os residentes de enfermagem e psicologia da unidade encontraram uma família com a história relevante para o nosso estudo e também para que pudéssemos ajudar de alguma forma essa família que precisava tanto da nossa ajuda. A família consiste em quatro integrantes: avó, avô e duas netas uma com oito anos e a outra com vinte e seis anos com múltiplas deficiências, pois a mãe contraiu rubéola durante a gestação e não quis abortar a criança, mesmo sabendo que ela teria vários problemas de saúde. No entanto com quatro anos de idade a neta mais velha foi deixada pela mãe na casa dos avós paternos e nunca mais a visitou e desta forma os avós cuidam dela desde então. A avó não gosta que ninguém tome conta dessa neta e não consegue ter uma vida “normal” por causa dos cuidados especiais com essa neta, a paciente com deficiências múltiplas só fica na cama, praticamente troca a noite pelo dia e sua única distração é segurar revistas e tênis apesar de ser deficiente visual. A neta mais nova foi deixada pela a mãe, também na casa dos avós paternos e a mãe da menina foi morar em outra cidade do estado do Rio de Janeiro. A família não tem dificuldades financeiras, pois o avó é bombeiro militar aposentado e têm algumas casas de aluguel. A problemática da família é a carga emocional envolvida e os problemas de saúde que a família toda apresenta. Os Avós tem diabetes e hipertensão, a neta mais velha tem múltiplas deficiências físicas e neurológicas e a neta mais nova começou a apresentar um quadro de tristeza, pois perdeu alguns amigos de escola na trágedia que assolou Petrópolis no início de 2022. O nosso trabalho tem a intenção de mostrar como realizamos o nosso PTS - Projeto terapêutico singular, como conseguimos, com nossas possibilidades ajudar a família escolhida e a interação dos funcionários do PSF, alunas e residentes da UNIFASE a fazer o melhor possível por essa família. Nós, estudantes de Odontologia, ficamos muito felizes e gratas por termos a oportunidade de participar desse projeto tão importante, aprendendo grandes feitos nessa possibilidade de sair da nossa zona de conforto, que provavelmente será a realidade que vamos encontrar quando nos formarmos. Nós não tratamos de dentes, nós tratamos de gente. “Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”. Paulo Freire.
Título do Evento
XXVIII Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REIS, Andrea Cristina da Costa et al.. PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NO PSF AMAZONAS I COM A INTEGRAÇÃO DOS RESIDENTES DA UNIFASE. UMA JUNÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E RESIDÊNCIA DA UNIVERSIDADE ARTHUR SÁ EARP NETO... In: Anais Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2022/547726-PROJETO-TERAPEUTICO-SINGULAR-NO-PSF-AMAZONAS-I-COM-A-INTEGRACAO-DOS-RESIDENTES-DA-UNIFASE-UMA-JUNCAO-ENTRE-GRADU. Acesso em: 23/03/2025

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