SEXUALIDADE E A BNCC: UMA LEITURA HERMENÊUTICA-FILOSÓFICA À EDUCAÇÃO

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
SEXUALIDADE E A BNCC: UMA LEITURA HERMENÊUTICA-FILOSÓFICA À EDUCAÇÃO
Autores
  • Ronaldo Pavanati Junior
  • Bruno Da Costa Mattos
  • Jéferson Luís de Azeredo
Modalidade
Ensino - Resumo em Andamento
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Pedagogia
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/415462-sexualidade-e-a-bncc--uma-leitura-hermeneutica-filosofica-a-educacao
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Sexualidade; Bncc; Liberdade; Espaços escolares.
Resumo
Esta pesquisa propõe uma relação entre a noção de sexualidade apresentada pelos pensadores Simone de Beauvoir e Michel Foucault com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Procuramos nesta relação, a partir de um olhar metodológico hermenêutico-filosófico, repensar os discursos sobre masculinidades e feminilidades materializados nos corpos, a partir das instituições escolares, como vemos em diversos discursos ao longo da história. Desconstruir uma hegemonia do que é ser homem e/ou mulher, apontando que é possível um olhar de maior flexibilidade e que acolha as diferenças, deixando aparecer a diversidade do ser e sentir, em que as pessoas possam expressar seus gêneros de modo respeitoso e tão qual humanos como qualquer um, passa a ser uma marca dos nossos autores escolhidos. Tanto Beauvoir como Foucault, especialmente em “O segundo sexo: Fatos e mitos” e “História da Sexualidade I: a vontade de saber”, respectivamente, apontam uma saída à falta de liberdade, e mormente, à falta de identidade advinda de uma constituição aberta e original de si mesmo. Em fase de construção da nossa base teórica, já construímos um quadro de possibilidade que precipuamente, desfaz uma história omissa, imanente e máxime preconceituosa. Desta base, olharemos se na BNCC há de aparecer uma possibilidade de repensar a sexualidade a partir dos sujeitos e não de forma vertical, sem que haja uma construção de quem se é ou de quem podemos ser livremente. Nossa pesquisa, organiza novos espaços escolares, mais capazes de acolher o outro como singular e igualmente sujeito de valor. Queremos com isto, resgatar a vida em sua dimensão mais livre e apontar que dessa afirmação, defendemos a dignidade humana, valorizando o corpo, as relações afetivas e a sexualidade como parte intrínseca e que, quando trabalhadas, conduzem a uma vida mais aberta, feliz e ética.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Ronaldo Pavanati; MATTOS, Bruno Da Costa; AZEREDO, Jéferson Luís de. SEXUALIDADE E A BNCC: UMA LEITURA HERMENÊUTICA-FILOSÓFICA À EDUCAÇÃO.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/415462-SEXUALIDADE-E-A-BNCC--UMA-LEITURA-HERMENEUTICA-FILOSOFICA-A-EDUCACAO. Acesso em: 20/06/2024

Trabalho

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