A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UNESC: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOCENTE.

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UNESC: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOCENTE.
Autores
  • Claudia da Silva Martins
  • Aurélia Regina de Souza Honorato
Modalidade
Extensão - Resumo em Andamento
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Artes visuais
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/415435-a-experiencia-do-programa-residencia-pedagogica-unesc---construcao-do-conhecimento-docente
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Política de formação de professores, Programa Residência Pedagógica, Teoria e Prática, Ação docente.
Resumo
Este projeto de pesquisa busca compreender o papel ocupado pelo Programa Residência Pedagógica UNESC, desenvolvido entre agosto de 2018 e janeiro de 2020, na formação inicial e continuada dos professores de Artes Visuais da região do extremo sul catarinense, na perspectiva de pensar o programa como campo de construção do conhecimento docente. Com metodologia de pesquisa qualitativa, de natureza básica e com procedimentos bibliográficos e de campo realizará conversas e entrevistas com bolsistas participantes do programa e também com gestores dos cursos de licenciatura e das escolas participantes. Os objetivos específicos da proposta são: contribuir com análises e reflexões sobre as atuais políticas de formação docente; mobilizar saberes docentes na relação Universidade e escola; analisar e refletir sobre a gestão da educação e da escola. Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa Ensino da arte e formação de professores do Grupo de Pesquisa em Arte – UNESC. Como base teórica utilizamos autores pesquisadores que discutem o espaço da arte e da formação docente, como: LOPONTE (2007), HONORATO (2015), Atualmente as atividades realizadas foram de leitura do edital CAPES 06/2018, dos relatórios e demais documentos existentes, participação dos encontros do Grupo de Pesquisa em Arte – GPA, construção de escritas que têm como objeto de investigação a formação docente em arte e sua relação com o Programa Residência Pedagógica da UNESC, na perspectiva de pensar o espaço dos estágios obrigatórios das licenciaturas. Os próximos passos envolvem as entrevistas com os envolvidos no processo - bolsistas residentes, bolsistas preceptores e bolsistas docentes orientadores. Esperamos obter resultados que demonstrem que o Programa Residência Pedagógica contribui nas relações com as escolas e que a participação das professoras preceptoras possibilitam aos residentes uma contínua e ampliada convivência com o contexto escolar, aprimorando o processo formativo e fomentando a relação teoria e prática. O trabalho vem desencadeando uma série de problematizações quanto ao formato e abrangência do programa como uma política de formação docente.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Claudia da Silva; HONORATO, Aurélia Regina de Souza. A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UNESC: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOCENTE... In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/415435-A-EXPERIENCIA-DO-PROGRAMA-RESIDENCIA-PEDAGOGICA-UNESC---CONSTRUCAO-DO-CONHECIMENTO-DOCENTE. Acesso em: 04/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes