TELEATENDIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
TELEATENDIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA
Autores
  • Larissa De Souza Mazzuco
  • Maria Julia Colonetti Dario
  • Vanessa Pereira Corrêa
  • Lisiane Tuon
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Ciências da Saúde - Medicina
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/415085-teleatendimento-em-tempos-de-pandemia--relato-de-experiencia-em-universidade-comunitaria
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
inovação, telemedicina, acolhimento, profissionais de saúde
Resumo
A pandemia do COVID-19 causou uma necessidade urgente de mudar o tipo de atendimento dado aos pacientes e a forma de promover a saúde, a fim de retardar sua disseminação por meio do distanciamento social. Nesse contexto, o teleatendimento ganhou grande notoriedade, sendo inclusive sugerido por alguns autores como o protagonista na prestação de cuidados. A Telessaúde disponibiliza assistência à distância por meio de tecnologias de comunicação através de diferentes modalidades como teleconsultoria, telediagnóstico e tele-educação. Além do contexto de pandemia, os teleatendimentos estão sendo vistos como importante instrumento para o enfrentamento de atuais desafios dos sistemas de saúde globais, como acesso, equidade, e qualidade do atendimento. Portanto, o objetivo deste estudo é descrever a experiência dos profissionais de saúde da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) que trabalharam frente a tecnologias de teleatendimento durante a pandemia. Os profissionais de saúde trabalharam em duas plataformas diferentes de teleatendimento, a “SOS Unesc – COVID-19”, que funcionou como teletriagem de COVID-19, e o “Acolher”, um teleatendimento em saúde mental, especialmente para profissionais da linha de frente. O sistema de teletriagem de COVID-19 foi implementado em março de 2020, e logo depois, foi criado o teleatendimento em saúde mental. Esse segundo programa surgiu devido à alta demanda por atendimentos psicológicos do primeiro programa, e consistiu na extensão de um programa de saúde mental que já existia fisicamente para alunos da universidade. Os atendimentos alcançaram a região de Criciúma e também outros estados do Brasil. Entre os dois programas, trabalharam 72 residentes em saúde, 24 professores médicos e 14 professores de outras áreas da saúde. Os relatos desses profissionais foram coletados através de um formulário online, no mês de abril de 2020. Pelo formulário, a grande maioria relatou que não teve dificuldades de adaptação com a plataforma. Entretanto, alguns profissionais enfatizaram a dificuldade de humanização nos atendimentos através das mensagens de texto. Ao definirem sua experiência em uma palavra, os termos que mais surgiram foram: gratidão, reinvenção, conhecimento, inovação e resiliência. Assim, por meio dessas ferramentas, a universidade comunitária cumpriu seu papel de responsabilidade social e contribuiu para a formação profissional e social de seus profissionais de saúde, bem como, possibilitou acolhimento gratuito e acessível à comunidade acadêmica. As tecnologias tiveram um excelente alcance em Criciúma e região e podem ser adaptadas para outros formatos de teleatendimento futuramente, visto que essa modalidade consegue promover maior integração do sistema de saúde, gerar inovações, agregar eficiência, reduzir custos, e democratizar o acesso a todos aos serviços de saúde, além de diminuir a sobrecarga do sistema.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAZZUCO, Larissa De Souza et al.. TELEATENDIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/415085-TELEATENDIMENTO-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA--RELATO-DE-EXPERIENCIA-EM-UNIVERSIDADE-COMUNITARIA. Acesso em: 17/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes