APLICAÇÃO DE SITUAÇÕES NO ESTUDO DO NÚMERO RACIONAL.

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
APLICAÇÃO DE SITUAÇÕES NO ESTUDO DO NÚMERO RACIONAL.
Autores
  • Viviann Daniele de Souza Montenegro
  • Lucas Sid Moneretto Burigo
  • Maria Fernanda Borges Serafim
  • Fátima Victória Hlebania de Oliveira
Modalidade
Ensino - Resumo Concluído
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Matemática
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/414907-aplicacao-de-situacoes-no-estudo-do-numero-racional
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Ensino de matemática, Medição, Situações desencadeadoras de aprendizagem, PIBID
Resumo
A organização do ensino de matemática no Brasil apresenta problemas na compreensão do conceito de números racionais. Com base nessa constatação procuramos identificar esses problemas e percebemos que um deles consiste na forma em que se inicia o estudo do conceito de número, isto é, aderir à contagem como meio exclusivo para o seu ensino. Nos fundamentos da matemática verificamos que o conceito de número envolve duas necessidades: contagem ou medição. Deste modo, o número racional é construído no processo de medição de grandezas em que é necessário fracionar a unidade de medida em partes iguais, de modo que uma dessas partes caiba ‘n’ vezes no que se está medindo. Com base nisto, decidimos investigar: quais as elaborações conceituais realizadas pelos estudantes por meio do desenvolvimento de situações de aprendizagem sobre o número racional? Para tal, foram desenvolvidas pelos bolsistas do programa institucional de bolsas de iniciação à docência, por meio de estudos realizados sobre a teoria histórico-cultural que fundamenta as diretrizes curriculares para o ensino de matemática em Criciúma, situações desencadeadoras de aprendizagem relacionadas ao referido conceito. A principal fundamentação para a criação de tais situações reside na necessidade histórica do surgimento do número racional, ou seja, a medição de grandezas. As situações desenvolvidas envolviam um movimento no pensamento por possibilitar que cada nova situação trouxesse novos conceitos, mas, ao mesmo tempo, permanecesse com elementos conceituais das situações anteriores. Sendo assim, a principal finalidade das situações era realizar a medição com o auxílio de um recorte como unidade de medida, de modo que esta unidade em determinado momento não caberia uma quantidade inteira de vezes no espaço a ser medido. Diante disso, os estudantes propuseram dobrar (fracionar) a unidade e assim utilizá-la para medir o espaço restante. A partir deste momento os estudantes puderam verificar em quantas partes seria necessário fracionar a unidade por meio do movimento de dobrar e registrar fazendo uso do recorte, utilizando-se do número racional como medida, sendo esse, um dos significados atribuídos ao referido conceito pelos estudantes. Outra elaboração que foi possível realizarem a partir destas situações foi a existência de vários números racionais entre dois números inteiros, a partir da necessidade de representarem um espaço medido entre dois objetos. Além disso, o estudo realizado proporcionou aos acadêmicos bolsistas participantes do projeto a oportunidade de vivenciarem o planejamento e a aplicação das situações em sala de aula de forma imersiva, atividade tal que só seria possível em mesmo nível após a conclusão do curso de graduação dos discentes, bem como, uma melhor construção de um pensamento crítico analítico sobre a prática docente, ao realizar a análise diagnóstica do desenvolvimento dos alunos.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MONTENEGRO, Viviann Daniele de Souza et al.. APLICAÇÃO DE SITUAÇÕES NO ESTUDO DO NÚMERO RACIONAL... In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/414907-APLICACAO-DE-SITUACOES-NO-ESTUDO-DO-NUMERO-RACIONAL. Acesso em: 21/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes