MANIFESTAÇÕES DE ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA O NÚMERO RACIONAL

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
MANIFESTAÇÕES DE ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA O NÚMERO RACIONAL
Autores
  • Bruna Corrêa Francisco
  • Lucas Sid Moneretto Burigo
  • Fátima Victória Hlebania de Oliveira
  • Érica da Silva Sipriano
Modalidade
Ensino - Resumo Concluído
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Matemática
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/414906-manifestacoes-de-alunos-no-desenvolvimento-de-situacoes-de-aprendizagem-para-o-numero-racional
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Ensino de Matemática; Teoria Histórico-Cultural; Número Racional; Situações de aprendizagem; PIBID.
Resumo
As discussões nas reuniões do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) permitiram aos bolsistas a identificação de que o atual ensino de Matemática apresenta problemas na apropriação científica dos seus conceitos pelos alunos. Isso ocorre, pois o ensino é visto como números a serem resolvidos, seguindo por regras e sem relação com os elementos essenciais que geram o conceito. Com os debates dos documentos que orientam o ensino de Matemática municipal e o estadual foi constatada a possibilidade de organização do ensino para que os alunos compreendam a essência dos conceitos matemáticos. Esses documentos adotam a Teoria Histórico-Cultural que propõe ao aluno o desenvolvimento de situações de aprendizagem que promova a investigação, a necessidade que gerou o conceito e a sua relação essencial. Sendo assim, os bolsistas do PIBID criaram situações de aprendizagem para o estudo do número racional a serem desenvolvidas por dois grupos de alunos de uma escola municipal de Criciúma. Com essas situações o objetivo foi: Analisar as manifestações dos alunos diante das situações de aprendizagem que propõe o ensino do número racional com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Na leitura da primeira situação os alunos ficaram confusos diante do tamanho da sua escrita, eles procuravam identificar onde estavam os números, pois para eles à matemática eram problemas prontos e seguidos de regras. O caráter investigativo ainda não estava presente, os alunos buscavam o tempo todo informações prontas. Após discussões sobre a importância do entendimento da situação com a leitura, os alunos se dedicaram a ler e por fim concluíram que para realizar o processo de medição não era preciso de uma régua, mas sim de uma unidade de medida. Na segunda situação o objetivo era verificar a quantidade de fita necessária para decorar três lados de uma barraca, junto com a situação impressa foi entregue um recorte de papel. Nesse momento, os alunos já haviam entendido a necessidade de leitura, entendimento e do caráter investigativo. As perguntas em busca das respostas prontas já não eram as principais, os alunos começaram a manifestar possibilidades, “e se eu fizer isso”, “eu acho que é assim”, o recorte de papel entregue para ser usado como unidade de medida já não era mais novidade, ao receberem o recorte já foram logo medindo e surgiram algumas manifestações “deu seis vezes mais um pedaço de cada lado”, outro aluno respondeu “esse pedaço parece ser um quarto”, logo eles concluíram que os cada lado faltava um quarto e que somados resultavam dois quartos ou metade da unidade de medida, após tal conclusão responderam que a quantidade de fita necessária para decorar a barraca correspondia a seis unidades inteira mais dois quartos ou seis mais um meio. Com as situações de aprendizagem foi verificada a mudança nas atitudes dos alunos e na compreensão da matemática ao levar os elementos conceituais que iam aprendendo para as próximas situações.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FRANCISCO, Bruna Corrêa et al.. MANIFESTAÇÕES DE ALUNOS NO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA O NÚMERO RACIONAL.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/414906-MANIFESTACOES-DE-ALUNOS-NO-DESENVOLVIMENTO-DE-SITUACOES-DE-APRENDIZAGEM-PARA-O-NUMERO-RACIONAL. Acesso em: 17/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes