DESIGN COMO FERRAMENTA DE CRIATIVIDADE NA ESCOLA E FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
DESIGN COMO FERRAMENTA DE CRIATIVIDADE NA ESCOLA E FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autores
  • martina gornicki
  • Gislene Camargo
  • Joao Luis Silva Rieth
  • Bárbara Regina Alvarez
  • Vanessa David Rosseti
Modalidade
Extensão - Resumo em Andamento
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Pedagogia
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/414675-design-como-ferramenta-de-criatividade-na-escola-e-facilitador-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Projeto de produto, Metodologia do design, Ensino fundamental, Pedagogia
Resumo
Introdução: A criatividade é um fenômeno complexo, que se manifesta nos mais diversos campos das atividades cotidianas. A sua importância tem sido apontada no meio político, social, educacional e outras áreas, dadas as mudanças drásticas e inesperadas que ocorrem em curto espaço de tempo, requerendo do indivíduo não apenas o conhecimento, mas também criatividade, iniciativa e flexibilidade (MUNARI,1993)(VIGOTSKI, 2014) . Desta forma, é imprescindível incorporar a criatividade como um dos componentes fundamentais do currículo do Ensino Fundamental. Assim a integração dos Cursos de Design e Pedagogia permite associar os processos pedagógicos às metodologias do Design e possibilitam alcançar resultados satisfatórios a partir do conhecimento da situação. Isso implica em compreender que a aprendizagem se dá por meio das interações/mediações sociais que são estabelecidas na sala de aula ou fora dela. Neste sentido, este projeto tem como objetivo geral promover e desenvolver a criatividade associada à metodologia do Design como facilitadora nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Como objetivos específicos: Realizar um levantamento das características dos espaços pedagógicos, dos materiais disponíveis, dos possíveis conteúdos que poderão ser trabalhados, das características da turma onde o projeto será desenvolvido. Produzir junto com os professores coordenadores, o diagnóstico do cenário; desenvolver, validar e divulgar o relatório de pesquisa/ extensão. Metodologia: Esta intervenção seguirá as seguintes etapas: Num primeiro momento, através de encontros presenciais e virtuais, com professores e alunos, será realizada a análise de conjuntura. Estes dados permitirão executar o diagnóstico do grupo e suas potencialidades, identificando a natureza do projeto a ser desenvolvido. Com isso, será definido o tema do projeto, e serão aplicadas as metodologias projetuais e criativas, adequadas a faixa etária, para o desenvolvimento do produto. O processo de validação irá consistir na verificação dos resultados na Brinquedoteca e no Laboratório de Práticas Pedagógicas do Curso de Pedagogia da UNESC e na divulgação do resultado prático para as fases anteriores e também em eventos científicos .As ferramentas pedagógicas, envolvendo a criatividade, estão associadas às disciplinas específicas, e por adesão dos professores, como Língua Portuguesa, Artes, Língua Espanhola e Ciências. Os Cursos de Design e Pedagogia e o Colégio UNESC fazem o processo de intercomunicação entre os saberes e as práticas necessárias à compreensão da realidade e objeto de estudo, baseando-se na análise crítica e na problematização da realidade. Conclusão: A proposta poderá ser facilmente replicada em outras instituições e em outras localidades, sem nenhuma dificuldade, uma vez associada às disciplinas do currículo já previstas. Todos eles preveem em seus documentos (PPCs) ações que auxiliem na melhoria do potencial criativo nas quais os profissionais estejam inseridos.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GORNICKI, martina et al.. DESIGN COMO FERRAMENTA DE CRIATIVIDADE NA ESCOLA E FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/414675-DESIGN-COMO-FERRAMENTA-DE-CRIATIVIDADE-NA-ESCOLA-E-FACILITADOR-NO-PROCESSO-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes