A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS: PESQUISA DOCUMENTAL

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS: PESQUISA DOCUMENTAL
Autores
  • Katiuze Pereira Gonçalves
  • Ledina Lentz Pereira
Modalidade
Ensino - Resumo em Andamento
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Matemática
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/414672-a-formacao-matematica-de-professores-nos-ultimos-dez-anos--pesquisa-documental
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Matemática, Processos seletivos, conhecimento científico matemático.
Resumo
Este trabalho é resultado do projeto de extensão em andamento, intitulado “A Formação Matemática de Professores, egressos dos cursos de licenciatura da região da AMREC nos últimos dez anos”, iniciado em 2021/1 e desenvolvido por uma professora doutora e uma acadêmica do curso de Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O objetivo deste projeto é conhecer e analisar o desempenho dos professores de Matemática, egressos de cursos de licenciatura da região da AMREC, nos concursos públicos nos últimos dez anos. Para tanto, a metodologia empregada será pesquisa documental, pois segundo Gil (2008, p. 70), “é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de artigos, documentos oficiais.” A abordagem utilizada é a qualitativa, embora se utilize métodos quantitativos na análise dos dadossecundários (de instituições responsáveis pelos processos seletivos).A hipótese em relação ao desempenho dos egressos dos cursos de Matemáticanos processos seletivos, devido a comentários informais de tais responsáveisnas correções sobre o desempenho dos professores nas referidas provas de matemática, é ser de nível baixo em relação ao conhecimento científico matemático. E isto justifica a motivação para o desenvolvimento desse projeto de extensão, pois a sequência dele será promover uma formação de professores, que contribua para qualificação do conhecimento matemático diagnosticado na análisedeste trabalho. Consequentemente, no primeiro momento, foram realizadas leituras a fim de promover o aprofundamento teórico e levantamento de dados para investigar a hipótese. Segundo Tardif e Lessard (2000), os programas de formação de professores, num sentido amplo, designam o conjunto dos saberes que fundamentam o ato de ensinar no ambiente escolar. No entanto, podem estar sendo insuficientes na preparação de experiências práticas, que vão além da atividade de auxiliar em sala de aula.A análise contida no referencial teórico trazido pelos autores Tardiff e Danielle (2000) e França (2015), tem proposto uma primeira tentativa de solução para essa questão do “pluralismo epistemológico” dos saberes do professor, por meio do respeito as formas de conhecimento. Talvez pensar o desenvolvimento da matemática de maneira que não fique apenas na réplica de exercícios, mas em fatores que submetem a reflexão preparando alunos para o mercado de trabalho. De acordo com França (2015) a escola é o espaço plural e diverso, multifacetado e dinâmico, não apenas de iguais, mas também de diferentes. Atualmente na coleta de dados, para posteriormente fazer a análise e divulgação dos resultados.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, Katiuze Pereira; PEREIRA, Ledina Lentz. A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS: PESQUISA DOCUMENTAL.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/414672-A-FORMACAO-MATEMATICA-DE-PROFESSORES-NOS-ULTIMOS-DEZ-ANOS--PESQUISA-DOCUMENTAL. Acesso em: 27/07/2024

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