SAÚDE E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS EM UMA ESCOLA NO BAIRRO MINEIRA VELHA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
SAÚDE E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS EM UMA ESCOLA NO BAIRRO MINEIRA VELHA
Autores
  • Elizabeth dos Santos Toczek
  • Rafael Zaneripe de Souza Nunes
  • Zélia Medeiros Silveira
  • Leticia Monteiro Bettiol
  • Lucas de Carvalho Piva
  • Silvana Ramos Colares
  • Graziela Amboni
  • Lisiane Tuon
Modalidade
Extensão - Resumo em Andamento
Área temática
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/414658-saude-e-inclusao-de-criancas-com-deficiencias-em-uma-escola-no-bairro-mineira--velha
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
grupo de apoio para professores, educação inclusiva, saúde coletiva
Resumo
introdução: Durante anos as pessoas com deficiência tiveram seus direitos de acesso à educação negados, por uma estrutura escolar excludente. É de extrema importância que as pessoas com deficiência estejam incluídas nas escolas de ensino regular, pois a interação com outros sujeitos pode trazer grandes ganhos significativos para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Sabendo disso, o presente estudo tem como principal objetivo analisar os fatores determinantes para a saúde das crianças com deficiência, bem como, mapear as demandas que permeiam a inclusão no ambiente escolar. Metodologia: Trata-se de um projeto de extensão em andamento, tendo como local de estudo uma escola municipal situada no bairro Mineira Velha de Criciúma/SC. O contato com a instituição possibilitou identificar a presença de vulnerabilidade social, falta de atendimento multiprofissional às crianças com deficiência, dificuldade do acesso à alimentação adequada, condições habitacionais precárias e abuso de substâncias ilícitas pelas mães durante a gestação. A partir dos dados coletados a campo, o grupo buscou aprofundamento teórico para melhor compreender a realidade de estudo. A seguir o grupo passou a oferecer uma escuta qualificada aos professores da escola, para se entender melhor as suas dificuldades e possibilidades em relação à educação inclusiva. Resultados: Os dados coletados em campo, possibilitou compreender, que os profissionais não se sentem capacitados a inclusão, justificando pela falta de preparação acadêmica para lidar com questões, como: atividades adaptadas, sexualidade, manejo de situações de conflitos e a falta de orientação sobre as patologias e transtornos presentes no ambiente escolar. Tendo em vista essa realidade, as próximas etapas do projeto envolvem capacitação dos profissionais da educação. Vale destacar, que o presente projeto contribui na formação dos extensionistas envolvidos, em razão de conceder a oportunidade de presenciar conceitos teóricos atravessados pela prática, bem como, desafia os acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento a trabalharem juntos em prol da saúde e inclusão. Conclusão: Diante do exposto, o presente projeto pretende contribuir com os extensionistas a construírem sua ‘práxis’ antes da inserção no ambiente de trabalho, assim como, a experiência de trabalhar em uma equipe multidisciplinar. Espera-se que a partir deste projeto, possa-se ampliar a concepção de saúde a partir dos problemas vivenciados pela comunidade e pelos profissionais que nela atuam.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TOCZEK, Elizabeth dos Santos et al.. SAÚDE E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS EM UMA ESCOLA NO BAIRRO MINEIRA VELHA.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/414658-SAUDE-E-INCLUSAO-DE-CRIANCAS-COM-DEFICIENCIAS-EM-UMA-ESCOLA-NO-BAIRRO-MINEIRA--VELHA. Acesso em: 19/06/2024

Trabalho

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