PATRIMÔNIO CULTURAL CATARINENSE NA IV COLETIVA DE ARTISTAS DO SUL – COMEMORAÇÃO DOS 21 ANOS DO ESPAÇO CULTURAL UNESC “TOQUE DE ARTE”

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
PATRIMÔNIO CULTURAL CATARINENSE NA IV COLETIVA DE ARTISTAS DO SUL – COMEMORAÇÃO DOS 21 ANOS DO ESPAÇO CULTURAL UNESC “TOQUE DE ARTE”
Autores
  • Amalhene Baesso Reddig
  • Maxwell Sandeer Flor
  • Luana dos Santos Joaquim
  • Sandra Regina Bittencourt Figueira
  • Aline Delavechia Rodrigues
  • Fernanda Guglielmi Faustini Sônego
  • Jhon Lucas Batista Rodrigues Lima
Modalidade
Extensão - Resumo Concluído
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Artes visuais
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/414623-patrimonio-cultural-catarinense-na-iv-coletiva-de-artistas-do-sul--comemoracao-dos-21-anos-do-espaco--cultural-u
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Patrimônio Cultural, Exposição, Arte, Memória, Mediação
Resumo
Em agosto de 2021 o Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte” localizado na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, completou 21 anos de atuação. Em comemoração a esta data, programamos a abertura da IV Coletiva de Artistas do Sul. Um projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura. A partir de edital 10 artistas foram escolhidos, sendo eles: Angélica Neumaier, Elisa Correa, Karolyne Pacheco, Larissa Soares, Liz Flauzino, Lucas Pereira Elias, Neusa Milanez, Rosangela Becker, Simone Milak e Zé Ronconi, exploraram diferentes linguagens da arte (desenho, técnica mista, fotografia, instalação) em torno da temática: Patrimônio Cultural Catarinense. As obras expostas foram escolhidas e organizadas pela equipe curatorial Amalhene Baesso Reddig, Daniele Zacarão e Fernando Boppré. A exposição se destaca pelas reflexões sobre patrimônio material e imaterial, e consequentemente, sobre memória, com obras de artistas selecionados vindos de diferentes regiões do sul de Santa Catarina agregando experiências e ampliando o repertório cultural de quem por ali passa. No dia 18 de agosto de 2021 aconteceu a abertura desta exposição, no formato híbrido, contando com a presença dos artistas e autoridades convidadas, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários em concordância com o que indica a Sala de Situação Covid da Unesc. Este evento também foi transmitido pelo canal do YouTube da UNESC TV (https://www.youtube.com/watch?v=ivxRz8fQ_CQ&t=202s), onde possibilitou a comunidade em geral acompanhar e ter acesso a gravação podendo rever e compartilhar a cerimônia de abertura da IV Coletiva de Artistas do Sul. O Espaço Cultural Unesc recebe visitantes para mediações culturais a partir de diálogos, on-line e presencialmente, onde diferentes grupos podem acessar as obras, seus elementos e histórias narradas. Juntamente com conversas que fomentam a discussão e reflexão com base nos temas abordados, conhecimentos são intercambiados. Convites foram enviados a equipes de setores da Universidade visando a integração de colaboradores que passam cotidianamente por ali. A IV Coletiva de Artistas do Sul, também contará com a elaboração de catálogos (formato impresso e e-book), onde os leitores encontrarão informações da equipe curatorial, artistas, obras e Patrimônio Cultural Catarinense. A exposição ficará aberta até dia 30 de dezembro de 2021, sendo que as mediações culturais poderão ser agendadas até o dia 10 de dezembro. E em seguida as obras entrarão para o Acervo Artístico Cultural da Unesc. As empresas patrocinadoras desse projeto foram: Bistek Supermercados, Contrutora Locks, Giassi Supermercados e Anjos Tintas, que fizeram aportes financeiros de acordo com a Lei de Incentivo à Cultura. O Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura foram os promotores da ação junto com a Unesc ? Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias ? Setor Arte e Cultura.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REDDIG, Amalhene Baesso et al.. PATRIMÔNIO CULTURAL CATARINENSE NA IV COLETIVA DE ARTISTAS DO SUL – COMEMORAÇÃO DOS 21 ANOS DO ESPAÇO CULTURAL UNESC “TOQUE DE ARTE”.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/414623-PATRIMONIO-CULTURAL-CATARINENSE-NA-IV-COLETIVA-DE-ARTISTAS-DO-SUL--COMEMORACAO-DOS-21-ANOS-DO-ESPACO--CULTURAL-U. Acesso em: 22/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes