ESTUDO SOBRE O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO TREINAMENTO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
ESTUDO SOBRE O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO TREINAMENTO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Autores
  • Victoria Pereira
  • Vilson Menegon Bristot
Modalidade
Pesquisa - Resumo em Andamento
Área temática
Ciências, Engenharias e Tecnologias - Engenharia de Produção
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/414510-estudo-sobre-o-uso-da-gamificacao-como-treinamento-em-seguranca-do-trabalho
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Gamificação, Segurança do trabalho, Engajamento, Treinamento, Ferramenta.
Resumo
O baixo índice de interação dos colaboradores participantes de treinamentos de segurança do trabalho é considerado um fator preocupante, acarretando em uma série de consequências negativas aos colaboradores. A gamificação, proposta inovadora no mercado, mostrou-se ser uma aposta positiva para a resolução do baixo índice de participação dos colaboradores das organizações, está conquistando cada vez mais espaço dentro das organizações, tendo em vista os resultados assertivos adquiridos dentro de uma proposta inovadora. A atual pesquisa tem como objetivo constatar fatores de importância como seus benefícios e eficiência. A gamificação tem em seu significado neste estudo, trazer maiores resultados ao treinamento com o uso de metodologia diferenciada e inovadora, tendo por características atividades lúdicas, estratégicas que despertam maior engajamento do público-alvo e por consequência aumenta a taxa de aprendizado dos colaboradores. O índice de aproveitamento e envolvimento dos participantes de treinamentos de segurança do trabalho é algo alarmante, o que acaba por dificultar o rendimento individual e coletivo na empresa, por esse motivo, buscam-se alternativas de treinamentos diferenciados de forma a ser mais eficiente e motivadora no treinamento, onde destaca-se o objeto dessa pesquisa. Conforme VIANNA (2013, p.17) “Em linhas gerais, a aplicação da gamificação aponta para circunstâncias que envolvam criação ou adaptação da experiência do usuário a determinado produto, serviço ou processo; intenção de despertar emoções positivas, explorar aptidões pessoais ou atrelar recompensas virtuais ou físicas ao cumprimento de tarefas.” O presente trabalho refere-se a um processo de aprendizado novo e inovador, onde se faz necessário primeiramente o uso da pesquisa bibliográfica, feita a partir de levantamentos teóricos publicados em meios eletrônicos, sites e artigos científicos. Trata-se de uma pesquisa exploratória sem aplicação prática. Espera-se com essa pesquisa, analisar os dados, o todo e seus resultados, seus fatores de importância e o impacto do uso da gamificação como treinamento em segurança do trabalho a fim de ser mais assertivo nos resultados adquiridos no treinamento dos colaboradores, e garantir-lhes a sua saúde e segurança no ambiente de trabalho. De acordo com VIANNA (2013, p.70) “A partir dos testes realizados, a conclusão a que se chegou foi que, por meio de atividades lúdicas, os integrantes da equipe seriam mais facilmente envolvidos na determinação das reais necessidades do negócio, obtendo-se uma especificação mais rica e reduzindo riscos inerentes ao projeto.” Conclui-se que a gamificação como ferramenta ao treinamento na segurança do trabalho é mais assertiva e traz maiores resultados positivos que o treinamento tradicional e convencional, pois é capaz de promover maior motivação, ensinar de forma mais dinâmica seus colaboradores de forma a fixar com maior facilidade seus conhecimentos adquiridos no treinamento, de forma lúdica.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Victoria; BRISTOT, Vilson Menegon. ESTUDO SOBRE O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO TREINAMENTO EM SEGURANÇA DO TRABALHO.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/414510-ESTUDO-SOBRE-O-USO-DA-GAMIFICACAO-COMO-TREINAMENTO-EM-SEGURANCA-DO-TRABALHO. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

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