CARTOGRAFIA E ICONOGRAFIA NO ESTUDO COMPARATIVO DA FORMA URBANA DE LAGUNA/SC (BR) E DE COLÔNIA DO SACRAMENTO (UY)

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
CARTOGRAFIA E ICONOGRAFIA NO ESTUDO COMPARATIVO DA FORMA URBANA DE LAGUNA/SC (BR) E DE COLÔNIA DO SACRAMENTO (UY)
Autores
  • Leticia Torquato Vieira
  • Jorge Luiz Vieira
Modalidade
Ensino - Resumo em Andamento
Área temática
Ciências, Engenharias e Tecnologias - Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/414203-cartografia-e-iconografia-no-estudo-comparativo-da-forma-urbana-de-lagunasc-(br)-e-de-colonia-do-sacramento-(uy)
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
morfologia urbana, traçado urbano, iconografia urbana, cartografia urbana, urbanismo colonial.
Resumo
As transformações das cidades, no decorrer do tempo, estão ligadas diretamente aos acontecimentos políticos, sociais e econômicos a que foram submetidas. Essas transformações se evidenciam por meio da arquitetura e do urbanismo, em que o traçado revela as estratégias de ocupação adotadas e como estas se refletem nas condições atuais da forma urbana de cada cidade. Duas cidades tiveram papeis importantes como vetores de ocupação das terras além do Tratado de Tordesilhas, por parte da coroa portuguesa: Laguna, no estado de Santa Catarina-BR e Colônia de Sacramento, no Uruguai. O objetivo desta pesquisa é, através do levantamento dos principais registros iconográficos e cartográficos das duas cidades, desenvolver estudo comparativo dos seus traçados e dos espaços públicos gerados. A identificação da disposição dos elementos iniciais de implantação das duas ocupações sobre cada sítio permite compreender a forma urbana assumida por ambas as cidades, ao longo do tempo. O método de desenvolvimento do trabalho foi dividido em duas etapas. A etapa inicial consistiu da pesquisa bibliográfica do conteúdo histórico sobre o processo de ocupação dos territórios do sul do Brasil e do Uruguai, e em sítios por meio da web, de acervos iconográficos e cartográficos referentes as duas cidades, relativamente ao período colonial, considerando-se como limite temporal o ano de 1822, quando o Brasil deixa de ser colônia de Portugal, e o ano de 1825, que marca a independência do território uruguaio, que se encontrava sob domínio brasileiro desde 1821. A segunda parte do trabalho consiste em sintetizar as leituras dos aspectos mencionados, juntamente com a cartografia e iconografia. Com os documentos gráficos obtidos de cada cidade, passou-se à identificação dos elementos do sítio e dos elementos geradores da forma inicial e sua evolução posterior, considerando-se aspectos como: morfologia do sítio, geometria da malha, elementos delimitadores do espaço (elementos geográficos, muralhas, fortificações), elementos geradores da forma urbana (edifícios singulares, elementos naturais - fontes de água, enseadas, portos naturais), traçado construído ao longo do tempo e espaços públicos. Esse comparativo do processo inicial de fundação e de evolução urbana de cada cidade, com base no material iconográfico e cartográfico pesquisado, ao final, será documentado, na forma de livro digital, com textos analíticos enriquecidos por desenhos de plantas e esquemas gráficos da morfologia do sítio, geometria da malha, elementos delimitadores do espaço, elementos geradores da forma urbana, traçado e características geométricas e espaciais de ruas e praças. O material digital servirá de apoio à disciplina de História e Teoria da Cidade e da Forma Urbana I, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESC, possibilitando aos acadêmicos, o desenvolvimento de habilidades analíticas no campo do urbanismo, tão necessárias para o desempenho do futuro arquiteto e urbanista, no seu campo profissional.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Leticia Torquato; VIEIRA, Jorge Luiz. CARTOGRAFIA E ICONOGRAFIA NO ESTUDO COMPARATIVO DA FORMA URBANA DE LAGUNA/SC (BR) E DE COLÔNIA DO SACRAMENTO (UY).. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/414203-CARTOGRAFIA-E-ICONOGRAFIA-NO-ESTUDO-COMPARATIVO-DA-FORMA-URBANA-DE-LAGUNASC-(BR)-E-DE-COLONIA-DO-SACRAMENTO-(UY). Acesso em: 17/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes