LABORATÓRIO FORMATIVO VIRTUAL – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
LABORATÓRIO FORMATIVO VIRTUAL – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS
Autores
  • Priscila Favarin Biava
  • João Batista Tomaz Rodrigues
  • MARIANA SETUBAL MILVERSTET ANPHILOQUIO
  • Marcos Vinicius dos Santos Silvano
  • Ingrid Domingos Marcolino Ely
  • Elisa Gonçalves Souza
  • Leila Laís Gonçalves
  • Michele Mezari Oliveira
  • Graziela Fatima Giacomazzo
Modalidade
Extensão - Resumo em Andamento
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Educação
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/412387-laboratorio-formativo-virtual--formacao-de-professores-e-tecnologias
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Formação de Professores, Tecnologias, Laboratório Formativo Virtual.
Resumo
Introdução: Este projeto de extensão insere-se nos desafios contemporâneos emergentes e atualmente vivenciados pela Pandemia do Covid-19 no contexto escolar, especialmente na Educação Básica. Apresenta-se então, o Laboratório Formativo Virtual, espaço de reflexão e ação para a Educação Digital parceria Universidade e Escola, promovido pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital – EducDital/UNESC/CNPq. Objetivos: O objetivo geral é promover o desenvolvimento profissional de professores da educação básica, para o ensino remoto ou presencial, a partir das ações vinculadas ao Laboratório Formativo Virtual, apoiando pedagogicamente e colaborativamente na elaboração de planos de atividades, estratégias metodológicas, integração de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas. Justificativa: Entende-se que este projeto, na perspectiva do desenvolvimento profissional, irá contribuir para as transformações sobre o campo de formação de professores.. Este lugar deve estar fortemente ancorado na universidade, mas deve ser um “lugar híbrido”, de encontro e de junção das várias realidades que configuram o campo docente. Assim como preconizou Freire (1996, 1997, 1987), um lugar de diálogos, entrelaçamentos, encontro e reflexão. Metodologia: A abordagem metodológica do projeto será qualitativa e utilizaremos os pressupostos do desenvolvimento profissional bem como a pesquisa ação. O projeto conta com as seguintes etapas: Apresentação do projeto na instituição/escola campo aos participantes do Laboratório Formativo Virtual (LFV); Planejamento das ações colaborativamente com a instituição/escola campo; equipe multidisciplinar do projeto, bolsistas e docentes envolvidos; Participação no Laboratório Formativo Virtual. Resultados esperados: O projeto situa-se no contexto da Educação Básica, extensivo a outros níveis de ensino. Por ser um Laboratório Formativo Virtual poderá facilmente ser replicado e abrigar participantes professores e ou equipe técnica pedagógica e diretiva da escola de diferentes regiões, bairros, municípios e estados. Conclusão: o projeto está em andamento, sendo que até o momento as ações indicam que os resultados serão alcançados. Palavras-chave: Formação de Professores, Tecnologias, Laboratório Formativo Virtual. Fonte financiadora: Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BIAVA, Priscila Favarin et al.. LABORATÓRIO FORMATIVO VIRTUAL – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/412387-LABORATORIO-FORMATIVO-VIRTUAL--FORMACAO-DE-PROFESSORES-E-TECNOLOGIAS. Acesso em: 27/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes