LABORATÓRIO FORMATIVO VIRTUAL | ORGANIZAÇÃO CONCEITUAL DA PRÁXIS FORMATIVA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
LABORATÓRIO FORMATIVO VIRTUAL | ORGANIZAÇÃO CONCEITUAL DA PRÁXIS FORMATIVA
Autores
  • Ingrid Domingos Marcolino Ely
  • Graziela Fátima Giacomazzo
Modalidade
Pesquisa - Resumo em Andamento
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Educação
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/412168-laboratorio-formativo-virtual-%7c-organizacao-conceitual-da-praxis-formativa
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Formação de Professores, Práxis, Laboratório Formativo Virtual.
Resumo
Introdução: Este projeto de extensão insere-se nos desafios contemporâneos emergentes e atualmente vivenciados pela Pandemia do Covid-19 no contexto escolar, especialmente na Educação Básica. Apresenta-se então, o Laboratório Formativo Virtual, espaço de reflexão e ação para a Educação Digital parceria Universidade e Escola, promovido pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital – EducDital/UNESC/CNPq. Objetivo: O objetivo geral é desenvolver ações de organização epistemológica da práxis (base conceitual) para o Laboratório Formativo Virtual do GPI EducDigital para as atividades de ensino, pesquisa e extensão que serão desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital (GPI EducDigital). Justificativa: Este espaço formativo é uma iniciativa de desenvolvimento profissional para professores da educação básica que busca apoiar pedagogicamente na elaboração de planos de atividades, estratégias metodológicas, integração de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, e no desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Educomunicativas. Metodologia: Para responder aos objetivos propostos, este projeto insere-se na pesquisa bibliográfica no contexto de uma abordagem qualitativa. Desta forma, busca-se contribuir com a elaboração conceitual sobre material didático que irá fundamentar teórica e conceitualmente as ações de ensino, pesquisa e extensão que serão desenvolvidas no Laboratório Formativo Virtual (LFV)no âmbito do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital (GPI EducDigital). Resultados esperados: Mapear os conceitos centrais do ciclo formativo no LFV; Realizar pesquisa bibliográfica e estudo teórico para os conceitos centrais da proposta; Elaborar fundamentação teórica para cada conceito; Desenvolver documentação teórica conceitual para cada etapa do ciclo formativo do LFV; Pesquisar elementos da cultura digital no contexto da epistemologia da práxis; Contribuir na organização dos protocolos de acordo com etapa do ciclo formativo do LFV. Conclusão: o projeto está em andamento, sendo que até o momento as ações indicam que os resultados serão alcançados. Palavras-chave: Formação de Professores, Práxis, Laboratório Formativo Virtual. Fonte financiadora: Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ELY, Ingrid Domingos Marcolino; GIACOMAZZO, Graziela Fátima. LABORATÓRIO FORMATIVO VIRTUAL | ORGANIZAÇÃO CONCEITUAL DA PRÁXIS FORMATIVA.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/412168-LABORATORIO-FORMATIVO-VIRTUAL-%7c-ORGANIZACAO-CONCEITUAL-DA-PRAXIS-FORMATIVA. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

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