PROSPECÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO INTERNACIONAL

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
PROSPECÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Autores
  • Leonardo Dos Santos Schueroff
  • Janini Cunha de Borba
  • JULIO CESAR ZILLI
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Comércio Exterior
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/411896-prospeccao-de-mercado-no-contexto-internacional
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Internacionalização, Prospecção de Mercado, Exportação.
Resumo
A prospecção de mercado é a mais importante etapa para exportação, pois ela serve para identificar, planejar e assegurar que aquele mercado-alvo é ideal para a venda de determinado produto. Nesse contexto, a pesquisa objetivou “Prospectar e identificar mercados para a atuação internacional competitiva das empresas Sul catarinenses vinculadas ao Núcleo Operacional PEIEX Criciúma.” O estudo relaciona-se com o Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (GENINT/UNESC) por meio da linha de pesquisa Internacionalização das Organizações e da Bolsa de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC Junior/CNPq/UNESC. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica com uma abordagem essencialmente qualitativa. Durante a execução do projeto foi possível compreender a dinâmica da prospecção de mercado, desde a classificação fiscal das mercadorias, ferramentas estatísticas e comerciais, os principais acordos comerciais, as caracterizações voltadas a adequação para exportação, as tratativas relacionadas ao registro de marca no contexto internacional, e por fim, os possíveis canais de distribuição. Tais análises permeiam questões estatísticas, aspectos de proximidade cultural e geográfica, custo de frete, acordos comerciais, regulamentação, bem como barreiras tarifárias e não tarifárias que podem impedir o acesso ao mercado prospectado. A empresa que busca pela internacionalização, por meio da exportação, acaba adquirindo diversas vantagens competitivas e podem se beneficiar com ideias de novos produtos e formas de negociação, obter maiores margens de lucros, diversificação de mercados, diminuição da carga tributária, desenvolvimento da economia de escala, enfrentamento da economia de escala e até mesmo melhoria da imagem da empresa, por ser assim, essa considerada uma empresa que possui um produto/serviço “Tipo Exportação”. Dessa forma, denota-se o quão vantajoso é a inserção de uma empresa no mercado internacional, tendo em vista os diversos fatores e benefícios aqui elencados, que além da atuação no mercado internacional, também potencializará os negócios da organização no próprio comércio doméstico.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SCHUEROFF, Leonardo Dos Santos; BORBA, Janini Cunha de; ZILLI, JULIO CESAR. PROSPECÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO INTERNACIONAL.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/411896-PROSPECCAO-DE-MERCADO-NO-CONTEXTO-INTERNACIONAL. Acesso em: 20/07/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes