OBSERVATÓRIO ACESSIVEL MIRIM: PROJETO DE UM PARQUE INCLUSIVO

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
OBSERVATÓRIO ACESSIVEL MIRIM: PROJETO DE UM PARQUE INCLUSIVO
Autores
  • Amanda de Matos
  • Tainara Calabrez
  • Gláucia R. Marchesan
  • ELAINE GUGLIELMI PAVEI ANTUNES
  • Rubia Carminatti Peterson
  • Aline Savi
Modalidade
Extensão - Resumo Concluído
Área temática
Ciências, Engenharias e Tecnologias - Arquitetura e Urbanismo
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/410371-observatorio-acessivel-mirim--projeto-de-um-parque-inclusivo
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Extensão Universitária, Acessibilidade Espacial, Pessoas com Deficiência, Escola pública, Parque infantil
Resumo
O projeto apresenta o resultado de extensão universitária em escola municipal de ensino infantil no município de Morro da Fumaça, sul de Santa Catarina, desenvolvido entre 2019 e 2020. A escola é ambiente de experiências da criança com a participação na vida coletiva. Nela, o parque infantil congrega importantes funções lúdicas de desenvolvimento físico-motor e psicológico. O trabalho teve como objetivo a elaboração de um parque infantil, com brinquedos que promovam a inclusão das crianças com deficiência, pois se considera a escola fundamental na formação da cidadania. A escola possui 446 crianças matriculadas, nos períodos matutino e vespertino. Destes, durante o período de trabalho, onze possuíam algum tipo de deficiência, abrangendo a área motora, auditiva, visual, mental e múltipla. A infraestrutura da Escola pode ser considerada boa se comparada às demais escolas públicas do município em que está instalada. Entretanto, a área externa apresenta muitos pontos negativos, principalmente em relação à acessibilidade espacial e à ausência de tratamento arquitetônico e paisagístico. Dessa forma, considerou-se duas premissas de projeto: (01) uma proposta baseada em alternativas viáveis economicamente, visto que a Escola demonstrou-se interessada na implantação do projeto; e (02) soluções construtivas rápidas e de resultados imediatos com o uso de técnicas simples e materiais reaproveitados e conseguidos por doações, além da fácil manutenção. O projeto do parque infantil foi definido a partir de um conceito amplo da inclusão como promotor de desenvolvimento, construção de conhecimentos e sensações, autonomia e cooperação. Ao considerar os diferentes tipos de usuários, suas restrições e deficiências, trabalhou-se na valorização das potencialidades e habilidades das crianças, por meio da criação de estímulos para os diferentes sentidos. Na proposta dos brinquedos, houve a adaptação de modelos existentes nas mídias eletrônicas e amplamente divulgados a partir de suas execuções com materiais reciclados ou reaproveitados. Contudo, ampliou-se os estudos a medida que para cada um deles foi desenvolvido um documento que apresentava o brinquedo, sua posição no parque infantil e quais aspectos físicos, motores e pedagógicos eram ali estimulados. A experiência de projeto comprovou que ações simples, com materiais de baixo custo, podem ser realizadas mesmo em espaços reduzidos. Assim, essas ações, aliadas a uma filosofia pedagógica adequada, podem proporcionar espaços participativos, universais e aptos a promover uma educação inclusiva.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MATOS, Amanda de et al.. OBSERVATÓRIO ACESSIVEL MIRIM: PROJETO DE UM PARQUE INCLUSIVO.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/410371-OBSERVATORIO-ACESSIVEL-MIRIM--PROJETO-DE-UM-PARQUE-INCLUSIVO. Acesso em: 10/09/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes