AVALIAÇÃO DO EFEITO CITOTÓXICO DE EXTRATOS DE CANNABIS EM CÉLULAS DE MELANOMA (B16F10)

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DO EFEITO CITOTÓXICO DE EXTRATOS DE CANNABIS EM CÉLULAS DE MELANOMA (B16F10)
Autores
  • Maria Eduarda de Melo
  • Patricia Rossa Milanez
  • Rahisa Scussel
  • Ricardo Andrez Machado de Ávila
  • Paulo Emilio Feuser
  • Flávia Rigo
  • Patrícia de Aguiar Amaral
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Ciências da Saúde - Biomedicina
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/279454-avaliacao-do-efeito-citotoxico-de-extratos-de-cannabis-em-celulas-de-melanoma-(b16f10)
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Cannabis sativa; ?9 THC; CBD; HPLC; melanoma
Resumo
Melanomas humanos são conhecidos por expressar receptores canabinóides CB1 e CB2, e estudos funcionais mostraram que a ativação de receptores canabinóides tem uma ação antiproliferativa em células de melanoma. Como os receptores canabinóides são regulados positivamente no melanoma, eles foram propostos como novos alvos. Métodos eficientes de extração, purificação e caracterização desses compostos são necessários para obter preparações enriquecidas e compostos isolados que podem ser utilizados para fins terapêuticos e de pesquisa. Neste estudo, amostras forenses de Cannabis foram submetidas à extração, utilizando maceração em dois solventes diferentes, metanol e éter dietílico. Posteriormente, esses extratos foram submetidos à descarboxilação térmica e purificação por cromatografia. Alguns extratos foram preparados e quantificados por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Posteriormente, os extratos preparados foram submetidos a testes in vitro, utilizando células de eritrócitos humanos, fibroblastos (NIH3T3) e melanoma (B16F10). Por fim, foi avaliado o mecanismo de morte dos extratos de Cannabis por coloração AO/EB e citômetria de fluxo. O extrato de metanol bruto, que continha as maiores concentrações de ?9 tetrahidrocanabinol (?9 THC) e canabidiol (CBD) em relação a todos os extratos analisados (?9 THC 1.234 µg/µL e CBD 0,354 µg/µL), exibiu a maior atividade citotóxica nas células B16F10, induzindo as células morte por apoptose. Estes resultados sugerem que as amostras forenses de Cannabis podem ser eficientemente reaproveitadas para preparar extratos úteis, e que o protocolo de enriquecimento aqui descrito pode ser mais amplamente aplicado a outras amostras de Cannabis. Além disso, demonstramos efeitos promissores de extratos canabinóides enriquecidos em uma linhagem de células de câncer de melanoma murinho (B16F10), embora mais estudos sejam necessários para caracterizá-los de forma mais completa.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MELO, Maria Eduarda de et al.. AVALIAÇÃO DO EFEITO CITOTÓXICO DE EXTRATOS DE CANNABIS EM CÉLULAS DE MELANOMA (B16F10).. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/279454-AVALIACAO-DO-EFEITO-CITOTOXICO-DE-EXTRATOS-DE-CANNABIS-EM-CELULAS-DE-MELANOMA-(B16F10). Acesso em: 20/05/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes