{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








Aguardando geração dos anais

- Nenhum trabalho disponível -
{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Os desafios da sociedade contemporânea levantam diferentes aspectos na discussão sobre a cidade e seus ambientes construídos. As implicações nos projetos desses ambientes e, de forma mais ampla, no nível e na delimitação da qualidade desejada e demandada pela sociedade, são metas almejadas pelas boas práticas de projeto.

?

O Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído (SBQP), promovido por seu Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, busca discutir, desde sua primeira edição, possibilidades e soluções que permitam analisar importantes questões relacionadas ao projeto, com pesquisas que exploram a maior variedade possível de reflexões e alternativas sobre o tema da qualidade no ambiente construído.

?

A complexidade e a diversidade crescente dos problemas identificados, indicam que devemos buscar alternativas, em um caráter inovador, para ampliar o leque de soluções em relação às questões ambientais. Nesse sentido, é necessário a maior amplitude nas pesquisas que auxiliem na compreensão sobre como percebemos, interagimos e habitamos nossas cidades e edifícios.


Nesta edição de 2021, o GT realiza o VII SBQP, entre os dias 17 a 19 de novembro de 2021, em formato on line, com a organização da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em conjunto com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e de seu Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPU UEM/UEL). A temática do evento foi a inovação e o desafio do projeto na sociedade: a qualidade como alvo, que busca trazer para o debate atual a necessidade do caráter inovador na discussão da qualidade do projeto e das demandas da sociedade.


O evento foi dividido em sete subtemas para a discussão de novas problemáticas e também de linhas de pesquisa já consagradas na área de pesquisa em projeto de Arquitetura e Urbanismo. Esses temas buscam trazer uma discussão abrangente sobre as principais questões que envolvem a qualidade do projeto.


O tema 1, Gestão e processo de projeto, busca abranger a relação entre os diferentes agentes envolvidos nessas etapas. O tema 2, Processos avaliativos: do projeto a pós-ocupação, busca discutir o atendimento às demandas dos usuários e o desempenho do ambiente construído. O tema 3, Ensino e crítica do projeto, abrange os conteúdos discutidos e praticados no âmbito da academia. O tema 4, Sustentabilidade e eficiência, busca discutir a qualidade ambiental sob a ótica da eficiência no uso dos recursos naturais, na sustentabilidade e no conforto. O tema 5, Inovações tecnológicas e de informação, abrange o processo de informação no desenvolvimento do projeto, com diversos enfoques que vão desde as ferramentas de apoio até o desenvolvimento de simulações, protótipos e seu impacto no projeto, no patrimônio e na requalificação dos ambientes. O tema 6, atuação profissional, abrange a prática profissional no contexto atual, desde o mercado imobiliário até novas demandas e contexto da sociedade e das condições pós pandemia da Covid. O tema 7, Projetos de edifícios, equipamentos públicos e de interesse social, abrange o projeto e seu impacto na produção e na avaliação de obras públicas e de relevância para a sociedade.


Nesta publicação, Anais do VII SBQP 2021, esperamos que os leitores possam encontrar os mais variados assuntos de seu interesse, que envolvam a qualidade do projeto. Esperamos poder contribuir ao aprimoramento e discussão sobre o tema e, consequentemente, na qualidade dos ambientes construídos e da sociedade como um todo, valorizando a importância da pesquisa científica e do conhecimento para a melhoria  da vida das pessoas.


Desejamos a todos uma boa leitura e muita saúde nesse nosso contexto atual,


César Imai

Chair do VII SBQP 2021 




Periodicidade da publicação
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



Periodicidade da publicação
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável


Não existem edições anteriores