{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








Aguardando geração dos anais

- Nenhum trabalho disponível -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O VI Psicologia, Saberes e Práticas, realizado pelo curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA, ocorreu nos dias 14 e 15 de junho de 2019 e teve como tema Clínica Ampliada: (Des) Construções e Desafios. A proposta de clínica ampliada surgiu da necessidade de acompanhar as transformações sociais e ampliar a compreensão dos processos saúde-doença. Nessa perspectiva o profissional de saúde deve desenvolver a capacidade de ajudar as pessoas, não só a combater as doenças, mas a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de vivenciar outros aspectos da sua vida. 

Em sua atuação o profissional se insere no contexto das trocas sociais estabelecidas na comunidade local, onde não há muros, nem as “quatro paredes” da clínica tradicional e o que se faz é ocupar as ruas, bairros, praças, instituições, enfim, todo território ao redor do indivíduo. Esse deslocamento desempenha uma mudança na postura dos profissionais envolvidos, para os quais não há mais uma atitude padrão, previsível e controlada, como a de quem trabalha entre as “quatro paredes” da clínica tradicional. Dessa forma, a clínica ampliada impõe desafios, convocando a refletir, (des)construir e inovar, exigindo do profissional postura diferenciada e atuação condizente com as demandas contemporâneas.

Considerando o exposto, o VI Psicologia, Saberes e Práticas teve como objetivo discutir os desafios e as (des)construções colocados pela clínica ampliada aos profissionais da saúde, especialmente psicólogos(as), que atuam na rede de atenção e saúde, em diferentes esferas de atendimento (público e privado). 

No evento foram submetidos vários trabalhos, alguns dos quais puderam ser  apresentados, sendo que seus resumos estão disponíveis nestes anais. Trata-se de trabalhos de alunos da FISMA e de outras instituições tendo como orientadores os docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior.

A Comissão organizadora e científica do evento agradecem a participação de todos que submeteram seus trabalhos e parabeniza aqueles que foram selecionados e estão publicados nestes anais. 


Silvana Maia Borges e Patrícia Paraboni

Coordenadoras do evento

Natália de Andrade de Moraes e Patrícia Paraboni

Comissão científica




Periodicidade da publicação
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



Periodicidade da publicação
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

Comissão Organizadora do VI Psicologia, Saberes e Práticas

psicologiasaberesepraticasvi@gmail.com



Não existem edições anteriores