ESTUDO DO HETEROMORFISMO ENVOLVENDO O CROMOSSOMO X EM TAYASSU PECARI (LINK, 1795) (CETARTIODACTYLA:TAYASSUIDAE)

Publicado em 13/02/2020 - ISBN: 978-85-5722-425-4

Título do Trabalho
ESTUDO DO HETEROMORFISMO ENVOLVENDO O CROMOSSOMO X EM TAYASSU PECARI (LINK, 1795) (CETARTIODACTYLA:TAYASSUIDAE)
Autores
  • Palloma Lima de Oliveira
  • Helen Maria Duarte do Rêgo Barros
  • Kyria Cilene de Andrade Bortoleti
Modalidade
Resumo
Área temática
Citogenética Animal
Data de Publicação
13/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/rbcc2019/146731-estudo-do-heteromorfismo-envolvendo-o-cromossomo-x-em-tayassu-pecari-(link-1795)-(cetartiodactyla-tayassuidae)
ISBN
978-85-5722-425-4
Palavras-Chave
queixada; cromossomo sexual; bandeamento cromossômico; DNA telomérico
Resumo
Pecari tajacu e Tayassu pecari (Cetartiodactyla/Tayassuidae), conhecidos como cateto e queixada, encontram-se distribuídos no continente Americano, entretanto, em declínio populacional devido à perda de habitat, fragmentação e caça. Estudos citogenéticos anteriores revelaram números cromossômico e fundamental de 2n = 30, XX ou XY; NF = 46 (cateto) e 2n = 26, XX ou XY; NF = 46 (queixada), bem como a presença de heteromorfismo envolvendo o cromossomo X em queixada, notando-se a presença de um homólogo acrocêntrico e outro submetacêntrico. Com o intuito de identificar marcadores cromossômicos que contribuíssem para o entendimento dos mecanismos envolvidos nesse heteromorfismo, o presente trabalho realizou uma análise citogenética em T. pecari, mediante as técnicas de bandeamento cromossômico e Hibridização in situ Fluorescente (FISH). Amostras de sangue periférico foram coletadas de sete indivíduos (quatro fêmeas e três machos) de queixada, provenientes de populações cativas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA. Análises cromossômicas foram realizadas a partir da cultura de linfócitos, sendo as lâminas submetidas às técnicas de bandeamentos C, G e FISH com sonda de DNA telomérico, marcada com digoxigenina-11-dUTP. Em relação ao bandeamento C, a presença de bandas C+ (bandas C positivas) foi visualizada na região do centrômero no cromossomo X de queixada, demonstrando a diferença morfológica entre os cromossomos X homólogos. O bandeamento G evidenciou diferença no número e na distribuição das bandas G entre os cromossomos X acrocêntrico e submetacêntrico, sugerindo a ocorrência de rearranjos intra e/ou intercromossômicos. Por sua vez, a presença de sequências teloméricas intersticiais (ITS) foi revelada no braço curto do cromossomo X submetacêntrico de queixada, estando adjacente ao centrômero. Considerando os rearranjos cromossômicos envolvidos na evolução do cromossomo X em Cetartiodactyla, bem como as relações filogenéticas incluindo as espécies de taiassuídeos existentes (P. tajacu, T. pecari e C. wagneri), descritos na literatura, sugere-se que cromossomo X de T. pecari pode ter evoluído da forma submetacêntrica para uma condição acrocêntrica, podendo estar retomando a morfologia submetacêntrica. No entanto, as técnicas citogenéticas realizadas neste trabalho não indicaram qual rearranjo sofrido por este cromossomo, se reposicionamento centromérico e/ou inversões, ressaltando a importância da aplicação da pintura cromossômica comparativa.
Título do Evento
VI Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenômica
Cidade do Evento
Goiânia
Título dos Anais do Evento
Anais da VI Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenômica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Palloma Lima de; BARROS, Helen Maria Duarte do Rêgo; BORTOLETI, Kyria Cilene de Andrade. ESTUDO DO HETEROMORFISMO ENVOLVENDO O CROMOSSOMO X EM TAYASSU PECARI (LINK, 1795) (CETARTIODACTYLA:TAYASSUIDAE).. In: Anais da VI Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenômica. Anais...Goiânia(GO) Hotel Mercure, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/rbcc2019/146731-ESTUDO-DO-HETEROMORFISMO-ENVOLVENDO-O-CROMOSSOMO-X-EM-TAYASSU-PECARI-(LINK-1795)-(CETARTIODACTYLA-TAYASSUIDAE). Acesso em: 03/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes