SUDOKU: USANDO O LÚDICO PARA DEFINIR O CONCEITO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
SUDOKU: USANDO O LÚDICO PARA DEFINIR O CONCEITO
Autores
  • Rodrigo Domingos de oliveira
  • Larissa Gall Dreifke
  • Marcelo Rodrigues
  • Aline Godinho
  • Elisangela Fouchy Schons
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/24097-SUDOKU--USANDO-O-LUDICO-PARA-DEFINIR-O-CONCEITO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Interdisciplinaridade, Jogos Matemáticos, Conceitos Matriciais
Resumo
O presente trabalho foi realizado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos no terceiro semestre do curso, como Prática Profissional Integrada (PPI), envolvendo as disciplinas de Metodologia do Ensino de Matemática I, Álgebra Linear I e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Visando a interdisciplinaridade e uma melhor aprendizagem, essa prática (PPI) foi adotada pela instituição e vem contemplando todos os semestres do curso, para que assim os futuros profissionais da educação possam fazer uso da mesma no exercício de suas atribuições como docentes. Tendo como objetivo introduzir conceitos matemáticos subjacentes ao jogo, trabalhar os conceitos de soma e subtração de matrizes utilizando do lúdico para o aprimoramento do raciocínio lógico, é que este foi aplicado em uma turma do segundo ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio da mesma instituição, partindo da proposta de elaborar um trabalho que contemplassem as três disciplinas envolvidas no PPI e que, a interação entre elas fosse um instrumento no processo de construção de uma aprendizagem significativa. Com a metodologia definida, ou seja, a resolução de problemas, e o conteúdo, que seria matrizes, decidiu-se usar um jogo como estratégia de ensino, após pesquisas, escolheu-se o Sudoku por ser análogo a uma matriz quadrada. A atividade foi dividida em duas etapas, na primeira foi entregue, aos alunos, um tabuleiro igual ao do Sudoku com apenas 3 matrizes, duas preenchidas com números e a terceira matriz resultante eles deveriam completar a partir da soma ou subtração das matrizes apresentadas e usando dos mesmos critérios do jogo original. Após a conclusão desta primeira etapa da atividade, os alunos deveriam, como segunda etapa, reproduzir as mesmas matrizes no computador usando o programa Excel, e refazer as operações para que assim não restassem dúvidas quanto às respostas encontradas anteriormente. O resultado alcançado na realização da atividade foi muito além do esperado, a aceitação e o reconhecimento dos alunos foi importante na motivação dos futuros docentes, esta troca os incentivou na busca de estratégias que venham a contribuir com a aprendizagem dos alunos, e através desta experiência vivenciada pode-se perceber que a interação entre os indivíduos envolvidos contribuiu consideravelmente para o sucesso da atividade. Neste contexto julga-se necessária esta prática realizada no decorrer da formação de profissionais que atuarão na área da educação, pois possibilita enfrentar desafios reais.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Rodrigo Domingos de et al.. SUDOKU: USANDO O LÚDICO PARA DEFINIR O CONCEITO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/24097-SUDOKU--USANDO-O-LUDICO-PARA-DEFINIR-O-CONCEITO. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes