A CONGRUÊNCIA DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A PRATICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A CONGRUÊNCIA DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A PRATICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Autores
  • Simoni Aparecida Fortes de Jesus
  • JANETE DA VEIGA
  • MARIO ANTUNES
  • Simoni Fernandes
  • Marizete da Veiga
  • Irene Antunes de Lima
  • GEZIANE DOS SANTOS
  • CRISTIANE NOELI PINHEIRO LEMES
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/24090-A-CONGRUENCIA-DE-UMA-PROPOSTA-CURRICULAR-PARA-A-PRATICA--PEDAGOGICA-NA-EDUCACAO-ESCOLAR-INDIGENA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação Escolar Indígena, Proposta Curricular, RCNEI, Diversidade
Resumo
Este artigo propõem a análise das questões que norteiam a educação escolar indígena. Trata-se de um estudo desenvolvido na Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Método: Uma pesquisa exploratória e descritiva participante, utilizando-se do método de raciocínio dedutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram: pesquisa bibliográfica que se pautaram em teóricos que abordam a temática e questionários com perguntas abertas e fechadas. Os participantes da pesquisa são acadêmicos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, bolsistas do PIBID Diversidade e professores supervisores que atuam nas escolas indígenas Cacique Vankre e Escola Indígena de Ensino Fundamental Fen'no. Objetivos: Analisar o cumprimento das normativas que regulam a educação escolar indígena, quais são as dificuldades apresentadas na concretude das ocorrências levantadas nas escolas citadas e que refletem sua práxis na educação escolar indígena, a negligencia do estado na aplicabilidade de normativas e a necessidade da construção de uma proposta curricular que atenda efetivamente as escolas indígenas, conforme descrito no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNE/Indígena). Dentro da sua diversidade, está educação deveria ser específica, diferenciada, intercultural e bilíngue, deveriam fortalecer as práticas socioculturais e a língua materna de cada comunidade, mas a realidade é camuflada pela imposição de programas governamentais, com uma política integracionista que não pratica tal diversidade, mas que anula toda uma diferenciação étnica de repassar e absorver saberes. Considerações: Por mais que haja, um enorme esforço da “educação indígena” e “educação escolar indígena” unindo-se em força máxima para que saia do papel, estamos longe de um reconhecimento, da autonomia curricular e administrativa nas escolas indígenas. Segue-se na busca de uma educação de qualidade, com professores qualificados nas diferentes áreas do conhecimento, de modo que atendam as demandas das comunidades indígenas e as exigências legais de titulação do professorado em atuação nas escolas. Associar conjuntos de saberes culturais da comunidade indígena a conhecimentos universais é considerar as características regionais e locais de cada comunidade, além de possibilitar que a escola possa responder a demandas, é o ponto inicial para que a escola indígena seja de fato reconhecida, com valores e especificidade.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

JESUS, Simoni Aparecida Fortes de et al.. A CONGRUÊNCIA DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A PRATICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/24090-A-CONGRUENCIA-DE-UMA-PROPOSTA-CURRICULAR-PARA-A-PRATICA--PEDAGOGICA-NA-EDUCACAO-ESCOLAR-INDIGENA. Acesso em: 24/04/2024

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