CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS DRAMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS DRAMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Tiago Drabik de Mattos
  • Jéssica Fernanda Thomas
  • Fernanda Matos de Souza
  • Marilaine Fátima da Costa Guillich Tolomini
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23994-CONTRIBUICAO-DOS-JOGOS-DRAMATICOS-NA-APRENDIZAGEM-DOS-ALUNOS-DOS-ANOS-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Palavras-Chave: Jogos, Interdisciplinaridade, Professores, Aprendizagem.
Resumo
Resumo: O presente trabalho salienta a importância dos jogos na sala de aula objetivando auxiliar os educandos na expressão corporal, emocional e também na dinâmica dos mesmos em sala de aula. Sua finalidade é zelar pela dimensão lúdica, possibilitando o protagonismo, dessa forma facilitando o aprendizado. Ao brincar, os jogos dramáticos remetem ao ato que possibilita o desenvolvimento integral do sujeito, sendo uma das atividades em que educandos envolvem-se com os colegas em um contexto fantasioso, resultando nas brincadeiras. Na perspectiva dos educandos, o brincar acontece pelo prazer em brincar, porque proporciona momento de realização, e busca desenvolver habilidades e competências necessárias para viver melhor. Tendo em vista, o desenvolvimento e a aprendizagem como produtos indissociáveis, o currículo atual da escola dos anos iniciais do ensino fundamental encontra-se ainda fragmentado, separado em componentes curriculares, reservando um conjunto de estratégias e uma seleção de conhecimentos que estão culturalmente posicionados para serem estudados. Então, um dos objetivos do jogo, é fazer a integração dos componentes curriculares, promovendo com isso a interdisciplinaridade do currículo escolar, tornando-os comunicativos entre si. Através dos jogos, desenvolvem-se as habilidades que abrangem cada área do conhecimento, com a intervenção através do brincar e do interagir. Os jogos é uma das ferramentas mais fáceis que os professores podem utilizar, por ser um meio onde os educandos demonstram sua bagagem cultural e constroem aprendizagens, podendo associar e dar significado mais facilmente. Estas razões, são importantes para que a escola de Ensino Fundamental utilize-se dos jogos tornando a construção do conhecimento mais significativa.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

MATTOS, Tiago Drabik de et al.. CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS DRAMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23994-CONTRIBUICAO-DOS-JOGOS-DRAMATICOS-NA-APRENDIZAGEM-DOS-ALUNOS-DOS-ANOS-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 29/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes