SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE: O ENSINO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE: O ENSINO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Autores
  • Renan Raimundo Torma
Modalidade
Oficina
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23993-SUSTENTABILIDADE-E-MEIO-AMBIENTE--O-ENSINO-ATRAVES-DE-ATIVIDADES-LUDICAS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Jogos didáticos, Meio ambiente, Atividade lúdica.
Resumo
Para estabelecer um trabalho pedagógico eficaz sobre o tema ambiente e os seus desdobramentos como sustentabilidade e impactos ambientais, é importante realizar atividades didáticas diferenciadas. Os jogos (recursos instrumentais) bem como atividades lúdicas (recursos procedimentais) atuam nos campos cognitivo, afetivo, psicomotor e atitudinal, tornando-se importantes no processo de “aprender a pensar” e a pensar sobre o espaço em que se vive. O jogo denominado “De onde vem e para onde vai” foi desenvolvido para trabalhar a temática ambiental, enfocando o uso dos recursos naturais na geração de produtos industrializados, a utilização destes produtos pela sociedade, a geração e o descarte de resíduos. É um jogo do tipo estratégico composto por fichas ilustradas e questões, um mapa-painel do continente americano, ficha de respostas e bandeirinhas ilustradas. A atividade é realizada por duas equipes, que jogam alternadamente, com uma dinâmica interna, onde cada equipe resolve as questões propostas nas cartelas, preenche uma ficha de respostas e localiza em um mapa as áreas produtoras de recursos naturais e de consumo. O jogo foi aplicado em turmas finais do ensino fundamental na escola Municipal Guajuviras- Canoas. O trabalho em grupo, tal como a disputa interna das equipes, foram grandes aliadas para o sucesso do jogo. A motivação resultou na mobilização e participação efetiva dos alunos na “brincadeira”. A temática ambiental pode ser interessante e motivadora no processo de ensino quando há uma ligação com a vida e a realidade do aluno. As reflexões propostas no jogo mostram a (in)sustentabilidade em que a sociedade está inserida, motivada pelo consumo exacerbado. Através do jogo pode-se promover uma reflexão crítica dos alunos sobre problemas ambientais causados pelo nosso modo de vida, baseada no consumo. O jogo é uma atividade desafiadora, instigante e, portanto, “desperta” o aluno. O lúdico é um instrumento de aprendizagem, onde se ensina sem cobranças e onde se aprende sem receios de errar.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

TORMA, Renan Raimundo. SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE: O ENSINO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23993-SUSTENTABILIDADE-E-MEIO-AMBIENTE--O-ENSINO-ATRAVES-DE-ATIVIDADES-LUDICAS. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes