REFLETINDO SOBRE A DOCÊNCIA COLABORATIVA A PARTIR DE AÇÕES INTERDISCIPLINARES DO PROJETO "LIXO, GALOCHAS E IDENTIDADES NAS RUAS DE SATOLEP"

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
REFLETINDO SOBRE A DOCÊNCIA COLABORATIVA A PARTIR DE AÇÕES INTERDISCIPLINARES DO PROJETO "LIXO, GALOCHAS E IDENTIDADES NAS RUAS DE SATOLEP"
Autores
  • Carlos Willian Schnavanz Salgado
  • Fernando Nora do Rosário
  • Giliane de Oliveira
  • Gilnei Farias Souza
  • Diogo Franco Rios
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23986-REFLETINDO-SOBRE-A-DOCENCIA-COLABORATIVA-A-PARTIR-DE-ACOES-INTERDISCIPLINARES-DO-PROJETO-LIXO-GALOCHAS-E-IDENTID
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Docência colaborativa, práticas pedagógicas, Ensino Médio Politécnico.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões elaboradas a partir do desenvolvimento do Projeto interdisciplinar do PIBID-UFPel, Lixo, Galochas e Identidades nas Ruas de Satolep. O Projeto é executado em uma escola estadual situada na cidade de Pelotas/RS, junto às turmas de 3º ano do Ensino Médio Politécnico, no período do Seminário Integrado, cuja proposta para este ano é a de desenvolver nos alunos a habilidade de resolver problemas. Uma primeira ação desenvolvida no Projeto foi a realização de um levantamento para estabelecer os problemas e suas possíveis soluções. O problema apontado foi o frequente alagamento nas ruas da cidade e suas consequências para o cotidiano da comunidade. Salientamos que no decorrer das atividades do Projeto, o tempo todo, foi destacada a necessidade do efetivo exercício de práticas colaborativas – a docência colaborativa proporciona uma alternativa às práticas pedagógicas verticalizadas, onde o professor planeja, executa e avalia de forma unilateral – para a formação dos bolsistas de iniciação à docência e na formação continuada dos professores supervisores que atuam na educação básica. A docência colaborativa, pensamos, também pode vir a estimular os debates a respeito da reorganização dos currículos dos cursos de licenciatura, para fomentar uma verdadeira horizontalização da prática pedagógica na escola básica. Ao mesmo tempo a docência colaborativa exerce um papel metodológico na consecução do Projeto. A partir da colaboração entre professores supervisores, licenciandos e alunos do Ensino Médio, praticada no projeto mencionado, possibilita pensar a construção do conhecimento de modo compartilhado, valorizando os diferentes saberes e interesses que chegam às instituições escolares, bem como as múltiplas perspectivas dos sujeitos participantes, demarcando o lugar social a que pertencem e as funções que desempenham no processo pedagógico – porém, não de forma hierarquizada. Verificamos, com tal experiência, que a possibilidade de obter avanços no desenvolvimento de ações só é possível com a aproximação, comprometimento e colaboração de cada componente do grupo. Palavras-chave: Docência colaborativa. Práticas pedagógicas. Ensino
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SALGADO, Carlos Willian Schnavanz et al.. REFLETINDO SOBRE A DOCÊNCIA COLABORATIVA A PARTIR DE AÇÕES INTERDISCIPLINARES DO PROJETO "LIXO, GALOCHAS E IDENTIDADES NAS RUAS DE SATOLEP".. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23986-REFLETINDO-SOBRE-A-DOCENCIA-COLABORATIVA-A-PARTIR-DE-ACOES-INTERDISCIPLINARES-DO-PROJETO-LIXO-GALOCHAS-E-IDENTID. Acesso em: 16/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes