ETNOGRAFIAS URBANAS: O PIBID E O ENSINO DE SOCIOLOGIA CONTEXTUALIZADO E PROBLEMATIZADO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ETNOGRAFIAS URBANAS: O PIBID E O ENSINO DE SOCIOLOGIA CONTEXTUALIZADO E PROBLEMATIZADO
Autores
  • Rodrigo Rafael Fernandes
  • Patricia Martins
  • Maria Lúcia Buher Machado
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23984-ETNOGRAFIAS-URBANAS--O-PIBID-E-O-ENSINO-DE-SOCIOLOGIA-CONTEXTUALIZADO-E-PROBLEMATIZADO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino de Sociologia, PIBID, Etnografias Urbanas
Resumo
As especificidades do universo escolar em seu contexto e em seu entorno são elementos que muito têm a dizer acerca da atmosfera vivenciada pelo público de uma escola. Características culturais, sociais e políticas do bairro e da cidade em que uma escola se insere circundam e permeiam relações e práticas que em seu interior se estabelecem, bem como o sentido de presenças e ausências de determinados elementos no espaço escolar. Tendo isto em vista, o presente trabalho se propõe a discutir o sentido da realização de etnografias urbanas em uma compreensão contextualizada do universo escolar como subsídio para a atuação crítica dos bolsistas PIBID do curso de Ciências Sociais no Ensino Médio das escolas públicas. No ano de 2014 foram realizados trabalhos de campo e observações participantes na Ilha dos Valares, em Paranaguá, no Paraná, a fim de identificar e compreender territórios e práticas políticas, saberes, espaços e práticas culturais, espaços de sociabilidade e relações sociais das comunidades situcionalizadas na referida ilha. De posse destas observações e reflexões, a atuação dos bolsistas partiu da problematização das relações entre estas questões e o universo escolar, orientando suas atividades e intervenções no Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes, situado na Ilha dos Valadares, a partir das possibilidades e limitações desta relação. As observações apontaram para a localização periférica da escola em uma região onde o espaço urbano e o espaço rural se mesclam, onde os saberes escolares urbanocêntricos têm negado ou invisibilizado os saberes e práticas culturais e sociais das comunidades tradicionais. Estas e outras especificidades têm mostrado como escola não se encontra desligada do restante da sociedade e como elementos do universo social e cultural se apresentam no escolar. Estas e outras observações, fundamentadas em autores como Magnani e Velho, pautaram a preparação da ação didática dos bolsistas de Ciências Sociais, que buscaram orientar suas atividades com os estudantes do Ensino Médio a partir das categorias como desnaturalização, estranhamento, empoderamento e apropriação.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

FERNANDES, Rodrigo Rafael; MARTINS, Patricia; MACHADO, Maria Lúcia Buher. ETNOGRAFIAS URBANAS: O PIBID E O ENSINO DE SOCIOLOGIA CONTEXTUALIZADO E PROBLEMATIZADO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23984-ETNOGRAFIAS-URBANAS--O-PIBID-E-O-ENSINO-DE-SOCIOLOGIA-CONTEXTUALIZADO-E-PROBLEMATIZADO. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

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