COREOGRAFIAS DIDÁTICAS KIDS A PARTIR DE CONTOS INFANTIS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
COREOGRAFIAS DIDÁTICAS KIDS A PARTIR DE CONTOS INFANTIS
Autores
  • Angela Susana Jagmin Carretta
  • Lize Helena Cappellari
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23968-COREOGRAFIAS-DIDATICAS-KIDS-A-PARTIR-DE-CONTOS-INFANTIS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Interdisciplinaridade, Contos Infantis, Coreografias Didáticas, Criatividade, Aprendizagem
Resumo
As historinhas e os contos fazem parte do universo infantil, constituindo-se em excelente ferramenta para abordar conceitos da biologia e/ou da matemática, tornando as aulas mais interessantes e dinâmicas. O estudo aqui apresentado emerge de um recorte das práticas pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas Fundamentos Teórico-Metodológicos da Matemática, Ciências Biológicas e Língua Portuguesa desenvolvidas em um curso de Pedagogia de uma Universidade Comunitária no interior do RS e de projetos desenvolvidos durante as Atividades Integradoras, as quais ocorrem semestralmente. A proposta de abordar conceitos, partindo de contos infantis está balizada pelos princípios da interdisciplinaridade. A pesquisa realizada teve como objetivo geral analisar a construção de atitudes pedagógicas interdisciplinares dos acadêmicos de pedagogia, após vivências de uma proposta de ensino que valoriza os contos infantis. Para tanto se elegeu como objetivos específicos: 1) refletir em torno de propostas interdisciplinares que emergem dos contos infantis; 2) apresentar estratégias para trabalhar interdisciplinarmente através dos contos infantis; 3) planejar e realizar intervenção nos Anos Iniciais, apoiada nas historinhas infantis. Os dados foram coletados através do instrumento de avaliação da proposta, contendo questões abertas e fechadas e analisadas, segundo a Análise de Conteúdo. Participaram do estudo, 35 acadêmicos, ao longo de 2013 e 2014. Dentre as historinhas consideradas mais apropriadas estão O Sanduíche da Maricota, Um Amor de Confusão, A Cesta da Maricota, Todos num Sofá e A Família Sol, Lá Si. A maioria dos participantes já havia realizado atividades através dos contos infantis. Vários recursos foram apontados como eficazes na contação de história, tais como: fantoches, livros ilustrados, fantasias, álbum seriado, fantoches e avental. Houve unanimidade em considerar que as aulas se tornaram mais agradáveis e que os alunos demonstram interesse e entusiasmo. Os grupos investigados adquiriram conhecimentos sobre o tema em questão, o que foi comprovado durante as atividades propostas por eles.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CARRETTA, Angela Susana Jagmin; CAPPELLARI, Lize Helena. COREOGRAFIAS DIDÁTICAS KIDS A PARTIR DE CONTOS INFANTIS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23968-COREOGRAFIAS-DIDATICAS-KIDS-A-PARTIR-DE-CONTOS-INFANTIS. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes