A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO SOCIOCULTURAL: UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO EDUCANDO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO SOCIOCULTURAL: UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO EDUCANDO
Autores
  • Maikon Simão de Oliveira
  • Adriana Ribas
  • Gisele Aparecida da Rocha
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23960-A-LITERATURA-COMO-INSTRUMENTO-DE-CONHECIMENTO-SOCIOCULTURAL--UMA-FERRAMENTA-FUNDAMENTAL-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-PLE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Literatura, Sociedade, Cultura, Conhecimento, Criticidade,
Resumo
A Literatura é um objeto sociocultural, é um produto concebido por um ou mais indivíduos pertencentes a uma sociedade, a qual está impregnada por uma série de ideologias, crenças, costumes e outros aspectos que compõem a sua cultura, logo, os escritos literários não são meramente textos carregados de imaginação ou delírios, ao contrário, realçam a realidade, o real é despido sob um novo olhar, sem devoção ao mundo externo. Todavia, ao longo dos últimos anos, o texto literário começou a assumir o papel de coadjuvante no planejamento das aulas de alguns professores de Língua Portuguesa, tornando-se algo uniforme, desimportante para esses educadores, que não se valem de estratégias de abordagens que explorem o potencial gerador de conhecimento sociocultural que essas obras podem oferecer, ampliando assim, o pensamento critico dos alunos. Percebendo a Literatura como fundamental para a formação do educando, enquanto sujeito social e cultural. Os bolsistas PIBID realizaram esse projeto visando potencializar no aluno, as suas capacidades de raciocínio crítico, de compreender a sua própria realidade, entender as relações que conectam uma sociedade a outra, construir um paralelo entre passado, presente e futuro, interpretando a sua própria história. O Projeto foi aplicado com 17 alunos do segundo ano do Ensino Médio e, o ponto de partida foi entender a realidade da escola, principalmente, dos alunos e, se os mesmos sabiam o que é a Literatura e o que ela tem haver com as suas vidas. O resultado deveria ser diferente, entretanto, não foi, isso porque, 59% desses 17 educandos, quando questionados se é importante estudar Literatura na escola ou, não responderam ou falaram que não, referindo-se a Literatura como chata, monótona ou cansativa e outros 12% disseram que dependia da situação, afirmando que em aulas de Arte, esse tipo de disciplina seria melhor do que nas aulas de Português. A partir desses resultados os bolsistas produziram uma serie de atividades com diferentes textos literários, usando outras abordagens. Desenvolveram peças de teatros, esses, focalizando o aprimoramento da fala dos alunos; elaboraram dicionários com palavras que já estão em desuso, mas que são freqüentes em textos dos séculos passados, ampliando o conhecimento, produziram rodas de discussões, problematizando a realidade individual e coletiva dos alunos. O Projeto ainda está em andamento, contudo, os Pibidianos alcançaram grandes avanços; o principal foi em relação à relevância de obras literárias na escola. 66% dos alunos responderam que o seu valor é fundamental; que estudá-la em sala de aula, não apenas desenvolve a capacidades de leitura e interpretação, bem como, faz com que consigam entender como as sociedades atuais funcionam, como se relacionam, como os problemas sociais se apresentam e porque o fazem. Contudo um dos avanços mais significativos está na comunicação aluno-aluno e professor-aluno, pois, os educandos começaram a pensar antes de falar, um processo de autocorreção.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Maikon Simão de; RIBAS, Adriana; ROCHA, Gisele Aparecida da. A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO SOCIOCULTURAL: UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO EDUCANDO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23960-A-LITERATURA-COMO-INSTRUMENTO-DE-CONHECIMENTO-SOCIOCULTURAL--UMA-FERRAMENTA-FUNDAMENTAL-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-PLE. Acesso em: 25/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes