A INTERCULTURALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR ENTRE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A INTERCULTURALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR ENTRE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
  • NATACHA SONSARAY LAMBERG WIELECOSSELES
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23932-A-INTERCULTURALIDADE-NO-CONTEXTO-ESCOLAR-ENTRE-JOGOS-BRINQUEDOS-E-BRINCADEIRAS-AFRO-BRASILEIRAS-E-AFRICANAS-NAS-A
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Interculturaliedade, Brincadeiras. Afro – Brasileiras, Educação Física Escolar
Resumo
O presente estudo deu-se a partir do tema da Interculturalidade no Contexto Escolar entre Jogos, Brinquedos e Brincadeiras Afro-Brasileiras e Africanas nas aulas de Educação Física na E.B.M. Professor Donato Alípio de Campos, localizada no Município de Biguaçu. O desenvolvimento do tema é baseado no Subprojeto Brincriar do Programa Básico de Iniciação a Docência (PIBID). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e de base fenomenológica. Tivemos como objetivo compreender a interculturalidade e identidade cultural a partir dos jogos e brincadeiras das culturas Afro-brasileira e africana. As atividades do PIBID tiveram inicio com o planejamento do semestre que tinha como objetivos de aprendizagem, vivenciar as variedades de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras que compõem as Culturas Afro- Brasileiras, identificar qual a concepção de África que as Crianças possuem e dialogar, expressando com as diferentes linguagens suas percepções através da construção de instrumentos musicais ligados a capoeira, prática originada pelos escravos, e assim criando um ritmo e expressando – o juntamente com o movimento.Tais objetivos foram alcançados através de estratégias que foram oportunizadas de forma que valorizasse as diferenças culturais, mas que também se configure de modo original no nosso contexto escolar e social com toda a sua especificidade, seus sentidos e significados e que possam ser discutidos e vivenciados através das múltiplas linguagens de um sujeito plural. Acreditamos que para uma qualificação do tema em questão do subprojeto BRINCRIAR, a contextualização da história ao tema escolhido, é de suma importância para as possíveis vivencias, a captação de escravos nas diversas regiões da África no passado colonial brasileiro, o traslado através de tumbeiros destinados principalmente aos portos de Recife e da Bahia. As mortes de negros que ocorriam em mar alto pelas péssimas condições do transporte, não se passam despercebido em nossa história. Atualmente estamos passando por mais um momento delicado com imigrantes, se em tempo remotos a fuga de imigrantes ao Brasil, tinha em seu traslado a morte como fiel acompanhante e o açoite e escravização quando assim o chegavam. Podemos dizer hoje que estamos crescendo como ser humano, as relações com imigrante é de civilidade. Posto isso, analisamos a importância do Programa em nossa formação acadêmica, percebemos que através dos planejamentos e supervisões, aprendemos como ser professor, pensando e repensando a prática a cada semana, modificando estratégias para atender os objetivos de aprendizagem, e assim relacionando a teoria com a prática. Portanto temos a certeza que quando nós formarmos sairemos da universidade muito mais confiantes e preparadas para o mercado de trabalho devido a vivencias como estas do PIBID.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

WIELECOSSELES, NATACHA SONSARAY LAMBERG. A INTERCULTURALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR ENTRE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23932-A-INTERCULTURALIDADE-NO-CONTEXTO-ESCOLAR-ENTRE-JOGOS-BRINQUEDOS-E-BRINCADEIRAS-AFRO-BRASILEIRAS-E-AFRICANAS-NAS-A. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes