PIBID/UFPEL: A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
PIBID/UFPEL: A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS
Autores
  • Cátia Simone Ribeiro Barcellos
  • Vanessa Caldeira Leite
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23909-PIBIDUFPEL--A-CONSTRUCAO-DOS-PROJETOS-INTERDISCIPLINARES-NOS-ANOS-INICIAIS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, Educação, Docência, Interdisciplinaridade
Resumo
O presente trabalho trata da dinâmica e da complexidade da construção dos projetos interdisciplinares desenvolvidos nas escolas municipais, com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica, realizados pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O PIBID-UFPEL é composto por 16 cursos de licenciatura, divididos em três níveis: anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos quais se agregam mais de 400 acadêmicos/as bolsistas, aproximadamente 80 supervisores/as de escolas e 34 coordenadores das áreas envolvidas. No eixo dos Anos Iniciais participam as licenciaturas de Pedagogia, Música, Dança, Educação Física e Matemática, com 7 coordenadores/as de área, 120 alunos/as dos cursos e 18 supervisoras. A organização pedagógica do projeto do PIBID na UFPEL compõe-se por atividades disciplinares e interdisciplinares. As disciplinares acontecem através de encontros semanais para estudo e planejamento com a participação de coordenadores/as, discentes e supervisores/as com formação na mesma área do conhecimento. Estas ações específicas de cada área são desenvolvidas nas escolas parceiras, com a presença das/os supervisores/as, dos/as alunos/as bolsistas, alunos/as e demais professores da área presentes nas escolas. Já as ações interdisciplinares acontecem sob a orientação de um coordenador de área, semanalmente, reunido nas escolas, com a presença dos supervisores/as e alunos/as de ID de diferentes áreas do conhecimento. Para este estudo foram realizadas visitas in loco em todas as escolas municipais onde o programa está inserido, com o eixo dos Anos Iniciais. Durante as visitas foram coletados dados do contexto das escolas, observações sobre o processo de elaboração do projeto e avaliações sobre o trabalho já realizado, relatadas pelo grupo interdisciplinar formado em cada escola. A construção dos projetos interdisciplinares tem como principal fonte de dados os diagnósticos feitos nas escolas com base em observações, entrevistas e estudos: observaram-se espaços como recreio, sala de professores, entrada e saída de alunos/as e refeitório, entrevistou-se as equipes diretivas, os/as professores/as, os/as alunos/as, os/as funcionários/as e em alguns casos os/as responsáveis pelas crianças, adolescentes e jovens. Estudaram documentos relativos às escolas como: os regimentos, os projetos pedagógicos, os PCN, a LDB, entre outros temas, como interdisciplinaridade e assuntos voltados as temáticas dos projetos, como por exemplo, diversidade, gênero e infância. Muitas foram as diferenças e similaridades, dificuldades e facilidades ao longo desse processo. Constatamos que o trabalho coletivo, sob a lógica da interdisciplinaridade, tem causado grande impacto na formação inicial e continuada dos/as supervisores/as, principalmente em relação ao olhar sobre a docência nas Escolas e nas Universidades.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BARCELLOS, Cátia Simone Ribeiro; LEITE, Vanessa Caldeira. PIBID/UFPEL: A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23909-PIBIDUFPEL--A-CONSTRUCAO-DOS-PROJETOS-INTERDISCIPLINARES-NOS-ANOS-INICIAIS. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes