A DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO ENSINO: PENSANDO O PASSADO NO PRESENTE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO ENSINO: PENSANDO O PASSADO NO PRESENTE
Autores
  • Alessandro Henrique Monteiro Pereira
  • adreane marceli willenborg
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23908-A-DIDATICA-DA-HISTORIA-NO-ENSINO---PENSANDO-O-PASSADO-NO-PRESENTE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Ensino, Aprendizagem, Cultura Histórica
Resumo
Na prática cotidiana do professor está presente a reflexão sobre os objetivos do ensino. Assim, o docente ensina e sabe por que o faz. Mas o aluno sabe o porquê de se estudar as disciplinas escolares e assuntos propostos em cada uma delas? Não será esse desconhecimento uma das causas de seu desinteresse nos estudos? Partindo dessa problemática, propôs-se um projeto de pesquisa, na alternativa metodológica de pesquisa-ação sobre por que ensinar e aprender história no ensino médio. Como participante do subprojeto de História, do PIBID/UEPG, fez-se observação contínua em sala de aula e constatou-se certa apatia dos alunos mediante os conteúdos históricos. Assim, conjuntamente com a professora supervisora, buscou-se tratar sobre assuntos sugeridos pelos alunos, em aulas expositivas dialogadas, priorizando o conhecimento prévio dos mesmos, oportunizando-lhes dar alguns exemplos para a reflexão. O trabalho se deu a princípio com uma revisão de bibliografia sobre alguns autores que abordassem a história em seu âmbito cotidiano com fins de levar a história como algo útil para o dia a dia dos alunos. A metodologia utilizada foi a problematização para uma reflexão sobre o porquê de se estudar História, como ela pode influenciar a vida prática e como se pode, deliberadamente fazer uso da história para viver o presente e pensar o futuro. Com a abordagem proposta, notou-se que houve maior participação dos alunos nas aulas, pois os exemplos do dia a dia são simples e facilmente lembrados. Após as aulas, os alunos produziram textos fazendo uma reflexão sobre a interpretação de si mesmo no tempo, de forma que puderam pensar como a sua história também é importante. Os resultados parciais do projeto apresentam-se pela participação mais efetiva dos alunos nas aulas e nas narrativas construídas pelos alunos sobre a sua própria história, os quais se encontram em fase de análise para uma avaliação e validação da experiência didática realizada, oportunizada pela presença dos futuros professores no espaço escolar, em ação conjunta com o professor supervisor, buscando inovações e eficácia para a prática docente e para o ensino de história em perspectivas metodológicas atuais.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

PEREIRA, Alessandro Henrique Monteiro; WILLENBORG, adreane marceli. A DIDÁTICA DA HISTÓRIA NO ENSINO: PENSANDO O PASSADO NO PRESENTE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23908-A-DIDATICA-DA-HISTORIA-NO-ENSINO---PENSANDO-O-PASSADO-NO-PRESENTE. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes