IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Mirela Mosela
  • Sandy Caroline Martins
  • Tânia Aparecida Klein
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23904-IMPLEMENTACAO-DE-ATIVIDADES-PRATICAS-DE-ENSINO-DE-BIOLOGIA-CELULAR-NO-ENSINO-MEDIO--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Biologia Celular, Ensino, Concepções
Resumo
Quando se trata do processo de ensino-aprendizagem de biologia nas escolas, infelizmente, nos deparamos com inúmeros problemas, desde a desmotivação até as dificuldades de infraestrutura que afetam nossos alunos. A respeito de aspectos cognitivos, nota-se que os alunos enfrentam certas dificuldades durante o desenvolvimento intelectual quando envolve fatores diversos como o raciocínio, a memória e a linguagem com relação aos fenômenos biológicos. Em geral, o objetivo deste trabalho é relatar a implementação de atividades sobre biologia celular na escola, que se fez presente de maneira mais dinâmica, participativa e criativa promovendo uma maior interação entre aluno e conteúdo. Para tal, foi elaborado um pré-teste como forma de avaliação do conhecimento prévio dos alunos, com questões especificas sobre o tema de biologia celular. Aplicou-se em turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, da região central do município de Londrina, PR. O pré-teste foi composto por seis questões, as quais esperavam que o aluno associasse palavras com o termo célula, atribuísse às organelas suas determinadas funções, estimasse a quantidade de células dos diferentes organismos citados na questão, relacionasse o tamanho de alguns componentes biológicos, como por exemplo, cromossomos, núcleo e entre outros e correlacionasse o estado físico do alimento, no caso o alface, com o processo de osmose. Os resultados obtidos demonstraram dificuldade dos estudantes em relacionar a temática com o cotidiano, bem como dificuldades na definição ou entendimento científico dos termos relacionados à célula. As atividades propostas foram implementadas em seis encontros semanais, no contra turno das aulas e com inscrição aberta para 30 alunos. No primeiro encontro, foi proposto que os alunos, em grupos, desenhassem o corpo humano em papel Kraft, a fim de mostrarem suas percepções quanto a disposição dos órgãos no corpo humano. No segundo, recorremos aos desenhos construídos, fazendo analogias dos órgãos com as organelas celulares, comparando suas funções na tentativa de facilitar a compreensão, além de mostrar algumas lâminas permanentes, para facilitar a visualização de algumas organelas. O terceiro encontro girou em torno de uma atividade lúdica, “balão das organelas”, com a finalidade de revisarmos o conteúdo de maneira divertida. A fim de envolver ainda mais os alunos foi proposto a elaboração de um modelo tridimensional de célula animal ou vegetal no quarto encontro. Os modelos confeccionados foram apresentados pelos grupos e discutidos. Os dois últimos encontros consistiram, respectivamente, em uma visita ao Museu de Anatomia da UEL, a qual serviu como uma conexão entre o conteúdo teórico e prático, visando mostrar a disposição dos órgãos de forma real dentro do corpo humano, e a aplicação do pós-teste com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos após participarem de um conjunto de atividades embasadas numa metodologia de ensino diferente das abordadas em sala de aula. Os resultados finais revelam que as atividades da oficina foram plenamente satisfatórias, pois além de sugerirem um grande envolvimento dos estudantes com o tema proposto, várias questões foram exploradas sempre no intuito de aproximação entre o conhecimento científico e cotidiano.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

MOSELA, Mirela; MARTINS, Sandy Caroline; KLEIN, Tânia Aparecida. IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23904-IMPLEMENTACAO-DE-ATIVIDADES-PRATICAS-DE-ENSINO-DE-BIOLOGIA-CELULAR-NO-ENSINO-MEDIO--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 29/03/2024

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