RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES: A JUSTIÇA RESTAURATIVA E SUA POSSIBILIDADE DE DIMINUIÇÃO DO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES: A JUSTIÇA RESTAURATIVA E SUA POSSIBILIDADE DE DIMINUIÇÃO DO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA
Autores
  • Elston Américo Junior
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As questões éticas na escola e na formação de professores: agressividade, violência e conflitos
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23902-RESOLUCAO-DE-CONFLITOS-ESCOLARES--A-JUSTICA-RESTAURATIVA-E-SUA-POSSIBILIDADE-DE-DIMINUICAO-DO-INDICE-DE-VIOLENCIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Justiça Restaurativa, Direitos Humanos, Resolução de Conflitos, Violência.
Resumo
A presente pesquisa faz parte de um projeto de Iniciação Científica sobre o tema da Justiça Restaurativa e sua aplicação em comunidades violentas, como intuito de ser uma alternativa positiva para a diminuição da mesma. Dado isto, o presente trabalho visa a contribuição da abordagem restaurativa em âmbito escolar, geralmente utilizando métodos de punição sobre os alunos e uma grande hierarquização nas resoluções dos conflitos. Visto que geralmente estas práticas punitivas agravam ainda mais a violência e não repara os danos causados pelo incidente, foram suscitadas questões acerca da aplicabilidade da Justiça Restaurativa no interior das instituições de ensino e se o seu emprego realmente proporciona a reparação e a restauração dos indivíduos envolvidos nas infrações. Os objetivos do estudo permeiam as temáticas da resolução de conflitos no interior das escolas, procurando demonstrar os pontos negativos das atuais práticas de resolução das divergências estudantis e de que forma a Justiça Restaurativa possibilitaria formas mais adequadas para tais situações, resultando numa harmonia social no interior da instituição de ensino. Optou-se por metodologia qualitativa na análise de dados obtidos através de pesquisas sobre as práticas restaurativas, dados oficiais estatísticos acerca da violência escolar e dados levantados nas escolas. A fundamentação teórica baseia-se preferencialmente em autores como Scuro Neto, Ivonete Granjeiro e Howard Zehr, estes acerca da Justiça Restaurativa, Hans Jonas sobre a ética em pesquisas, Habermas ante a democracia da linguagem dentro das resoluções de conflitos, Giorgio Agamben a respeito de comunidades exclusas e violações de seus respectivos direitos e Michel Foucault sobre os dispositivos de poder sobre os seres e Nunes sobre a aplicação da Justiça Restaurativa na educação. Fora perceptível que a Justiça Restaurativa apresenta grandes possibilidades para a resolução de conflitos, tendo em sua essência a compreensão do fenômeno da violência, abrindo para debate o infrator, a vítima e demais envolvidos, visando à restauração de todos. Puderam-se observar seus resultados positivos em locais como a Nova Zelândia, Colômbia, Canadá e nas escolas do Estado de São Paulo. Desta forma, fora parcialmente concluso que as violências em instituições escolares estão repletas de uma grande complexidade e a punição apresenta-se como uma forma muito sucinta na resolução dos conflitos. Tais divergências internas estão abarcadas na convivência social dos indivíduos, muitas vezes violados socialmente, acarretando relações violentas. A justiça restaurativa, por procurar compreender os históricos dos indivíduos envolvidos e abrir a palavra para a revelação de suas respectivas angústias torna a resolução de conflitos mais efetiva, tornando a instituição escolar mais agradável e podendo estabelecer com mais abrangência seu principal objetivo, a aprendizagem de seus estudantes.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

JUNIOR, Elston Américo. RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES: A JUSTIÇA RESTAURATIVA E SUA POSSIBILIDADE DE DIMINUIÇÃO DO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23902-RESOLUCAO-DE-CONFLITOS-ESCOLARES--A-JUSTICA-RESTAURATIVA-E-SUA-POSSIBILIDADE-DE-DIMINUICAO-DO-INDICE-DE-VIOLENCIA. Acesso em: 19/04/2024

Trabalho

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