ENSINO COLABORATIVO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: PRÁTICAS NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ENSINO COLABORATIVO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: PRÁTICAS NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autores
  • Jéssica Brites Oliveira
  • Fátima de Lourdes de Oliveira Alves
  • César Augusto Robaina Filho
  • Taisse Soares dos Santos
  • carina marta gallina da silva
  • Tânia Maria Paula de Azevedo
  • Cláucia Honnef
  • Sabrina Fernandes de Castro
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23887-ENSINO-COLABORATIVO-E-ATENDIMENTO-EDUCACIONAL-INDIVIDUALIZADO--PRATICAS-NA-INICIACAO-A-DOCENCIA-EM-EDUCACAO-ESPECI
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação Especial, Iniciação a Docência, Atendimento Educacional Especializado, Ensino Colaborativo.
Resumo
A narrativa do trabalho contempla a experiência realizada em uma Escola Estadual do município de Santa Maria, onde uma das equipes do subprojeto Educação Especial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolve suas atividades. O subprojeto Educação Especial está ancorado em três eixos temáticos teórico-prático, quais sejam: Ensino Colaborativo, Atendimento Educacional Individualizado e Produção de Materiais e Recursos Pedagógicos. Nessa escola atuam uma coordenadora de área, uma supervisora educadora especial, uma professora colaboradora, sete alunos de iniciação à docência e três alunos licenciandos colaboradores. Na atualização de dados verificou-se que a escola é composta por cerca de 550 alunos divididos entre turno da manhã, tarde e noite. Desses 550 alunos 24 alunos são considerados público-alvo da Educação Especial. A intervenção dos bolsistas de iniciação a docência (BIDS) da Educação Especial acontece conjuntamente com as educadoras especiais, com o intuito de identificar a demanda e as necessidades dos alunos, por meio da atuação realizadas na sala regular ou em momentos apropriados, desenvolvendo a estimulação através de uma intervenção pedagógica adequada, com adaptações de conteúdos e a confecção de materiais pedagógicos adaptados. Os BIDs da Educação Especial atuam individualmente ou em duplas, mas suas ações sempre são acompanhadas e avalizadas pelos professores do ensino regular e pelas educadoras especiais, que fornecem as informações aos acadêmicos e viabilizam a atuação diretamente com os alunos considerados público-alvo da Educação Especial e, também, com os demais alunos da turma que esse aluno esta inserido. A atuação dos BIDS compreende, assim, atuar na sala regular através do Ensino Colaborativo e no atendimento educacional individualizado na Sala de Recursos Multifuncional. O subprojeto Educação Especial tem pouco mais de um ano de atuação, porém podemos afirmar que a inserção de um projeto deste porte, na referida escola, já está trazendo contribuições no que concerne a compreensão da necessidade de uma educação inclusiva e de qualidade. Acredita-se, portanto, que as ações deste projeto tornam-se relevantes, ao imprimir suas contribuições referentes à acessibilidade, ao trabalho colaborativo e articulado entre os professores do ensino regular e educação especial, trazendo questionamentos para que a comunidade escolar possa refletir sobre as particularidades de cada aluno, tendo esse alguma deficiência ou não.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Jéssica Brites et al.. ENSINO COLABORATIVO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: PRÁTICAS NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23887-ENSINO-COLABORATIVO-E-ATENDIMENTO-EDUCACIONAL-INDIVIDUALIZADO--PRATICAS-NA-INICIACAO-A-DOCENCIA-EM-EDUCACAO-ESPECI. Acesso em: 16/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes