EXPERIÊNCI (AÇÕES) PIBIDIANAS NAS OFICINAS DE TEATRO DA E.E.E.M. NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
EXPERIÊNCI (AÇÕES) PIBIDIANAS NAS OFICINAS DE TEATRO DA E.E.E.M. NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.
Autores
  • Ivan Jeferson Kappaun
  • Daiane Kipper
  • Ernesto Luiz Alves
  • Samanta Doebber Madrid
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23853-EXPERIENCI-(ACOES)-PIBIDIANAS-NAS-OFICINAS-DE-TEATRO-DA-EEEM-NOSSA-SENHORA-DO-ROSARIO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Teatro, Educação, Pibid, Experiência.
Resumo
Este trabalho objetiva problematizar as oficinas de teatro ministradas à alunos surdos e ouvintes na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário. A referida escola está localizada em Santa Cruz do Sul, na região do Vale do Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul, e é referência em educação de surdos. A mesma atende alunos surdos do Ensino Fundamental (EF), em classes especiais com professores, em sua maioria, bilíngues e alunos surdos do Ensino Médio (EM) incluídos em classes de ouvintes com presença de um profissional intérprete de Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para a realização desse trabalho, tomamos como referencial teórico os estudos de Boal (1982) no que tange a jogos teatrais. Por intermédio do Subprojeto Interdisciplinar, vinculado ao Pibid da Unisc, os alunos são recebidos em turno oposto para praticarem e refletirem sobre os fundamentos básicos da experiência teatral. As oficinas de teatro têm como objetivo desenvolver o autoconhecimento e a expressão, bem como a atenção, concentração e o comprometimento dos alunos. Por meio de improvisações, jogos teatrais, criação coletiva e expressão corporal, o projeto aponta para a perspectiva de uma montagem de peça que atenda aos fundamentos trabalhados na oficina, bem como propor uma reflexão sobre a condição humana no mundo. Observa-se no decorrer da oficina um avanço processual por parte dos alunos, tanto em questão de concentração, quanto de autoconhecimento, percepção do outro, reconhecendo possibilidades de construção e modos de ver e fazer diferente, num processo constante de autoavaliação. Através de práticas sugeridas por Boal (1982), buscou-se construir uma proposta pedagógica que enfatize o autodescobrimento como processo de construção da aprendizagem. O teatro constitui-se como uma valiosa ferramenta didática, exercitando e aguçando os sentidos dos alunos num processo de constante descoberta, tanto de si mesmo como da relação com o coletivo. Visando uma ampliação cultural, onde se proponha atividades que prezem pelo respeito aos conhecimentos dos alunos, partindo de um pressuposto que todos apresentam condições de aprender e também ensinar, dialogar com os conhecimentos teatrais e, de forma criativa, experienciá-los nas aulas e vivenciá-los socialmente. Na dinâmica prevista, de frenético diálogo entre o ensino, a aprendizagem, a descoberta, o questionamento, a dúvida, emergem possibilidades e recorre-se a necessidade de se colocar no lugar do outro, desenvolvendo a sensibilidade e fortalecendo as relações humanizadoras tão urgentes ao mundo contemporâneo. Por serem essencialmente coletivos, os jogos teatrais possibilitam uma interação entre os alunos surdos e ouvintes. Entendemos que o teatro, assim como todas as artes, deve ser implementado com maior ênfase no currículo escolar, pois permite o desenvolvimento de competências - subjetivas - que geralmente são condicionadas às categorias secundárias nas escolas brasileiras.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

KAPPAUN, Ivan Jeferson et al.. EXPERIÊNCI (AÇÕES) PIBIDIANAS NAS OFICINAS DE TEATRO DA E.E.E.M. NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO... In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23853-EXPERIENCI-(ACOES)-PIBIDIANAS-NAS-OFICINAS-DE-TEATRO-DA-EEEM-NOSSA-SENHORA-DO-ROSARIO. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes