A OFICINA COMO POSSIBIDADE DE VINCULAR TEORIA E PRÁTICA NA APRENDIZAGEM E NO ENSINO DE FILOSOFIA: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM FILOSOFIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A OFICINA COMO POSSIBIDADE DE VINCULAR TEORIA E PRÁTICA NA APRENDIZAGEM E NO ENSINO DE FILOSOFIA: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM FILOSOFIA
Autores
  • Célia Machado Benvenho
  • Nelsi Kistemacher Welter
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23851-A-OFICINA-COMO-POSSIBIDADE-DE-VINCULAR-TEORIA-E-PRATICA-NA-APRENDIZAGEM-E-NO-ENSINO-DE-FILOSOFIA---EXPERIENCIAS-DE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Oficinas Didáticas, Experiência Filosófica, Ensino de Filosofia.
Resumo
Uma grande preocupação nos cursos de Licenciatura diz respeito à vinculação entre a formação teórica e a prática para a qual os licenciandos estão sendo formados. É preciso um novo olhar sobre a prática de ensino presente nos cursos de formação, de forma que seja vista como uma dimensão do conhecimento, de tal modo que aconteça no decorrer de todo o curso, articulada com as outras atividades de formação do acadêmico e não somente nas horas destinadas à prática supervisionada, ou seja, que ela seja tratada como componente curricular. Nesse sentido, o programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), vem contribuindo para diminuir essa distância entre a teoria e a prática ao inserir o licenciando bolsista nas escolas com atividades de iniciação à docência. É com esse intuito, de tornar as aulas de Filosofia um ambiente propício para a experiência filosófica e, ao mesmo tempo, propor material alternativo de trabalho a ser utilizado pelos professores de Filosofia, que foram desenvolvidas as oficinas didáticas de filosofia pelo PIBID/Filosofia da UNIOESTE. Além do mais, acredita-se que por meio das oficinas é possível uma produção de saberes, tanto da parte dos alunos do Ensino Médio envolvidos, que terão experiências filosóficas, como por parte dos alunos de Iniciação a Docência que estarão imersos na prática de docência e buscando novas experiências filosóficas.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

BENVENHO, Célia Machado; WELTER, Nelsi Kistemacher. A OFICINA COMO POSSIBIDADE DE VINCULAR TEORIA E PRÁTICA NA APRENDIZAGEM E NO ENSINO DE FILOSOFIA: EXPERIÊNCIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM FILOSOFIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23851-A-OFICINA-COMO-POSSIBIDADE-DE-VINCULAR-TEORIA-E-PRATICA-NA-APRENDIZAGEM-E-NO-ENSINO-DE-FILOSOFIA---EXPERIENCIAS-DE. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes