ATIVIDADE DE CAMPO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ATIVIDADE DE CAMPO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Autores
  • SARA REGINA DOS SANTOS
  • Bettina Heerdt
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23845-ATIVIDADE-DE-CAMPO-NO-ENSINO-DE-BIOLOGIA
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Atividades de campo, intervenção pedagógica, ecologia.
Resumo
Entende-se que, a disciplina de Biologia contribui para formar sujeitos críticos e atuantes, por meio de conteúdos que ampliem seu entendimento acerca do objeto de estudo, em sua complexidade de relações. No ensino de Biologia quando nos referimos às atividades de campo, nos reportamos à ideia de uma estratégia de ensino em que se substitui a sala de aula por outro ambiente, onde existam condições para estudar as relações entre os seres vivos ali presentes, incluindo a interação do homem nesse espaço, explorando aspectos naturais, sociais, históricos e culturais. Dessa forma o trabalho de campo é fundamental para relacionar a teoria e a prática, além de proporcionar o uso de outras metodologias. Com o objetivo de analisar o conhecimento construído pelos alunos em um processo de intervenção pedagógica em campo, foi laborada uma intervenção com a temática “interações ecológicas”, realizada no Parque Municipal das Araucárias, na qual os alunos participaram de uma aula de campo. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, composto por duas questões descritivas, os quais foram aplicados antes e após a aula de campo, posteriormente, para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo temática categorial. A pesquisa foi desenvolvida com setenta alunos de três turmas de 1º ano do ensino médio, de um Colégio da rede publica da cidade de Guarapuava/PR. Os resultados demonstraram que as aulas de campo e a metodologia utilizada favorecem e contribuem para a apropriação de conhecimentos, pois, houve um aumento considerável nas respostas coerentes com o consenso científico atual, citadas pelos alunos, no questionário da pós-intervenção, demonstrando que houve mudanças qualitativas no conhecimento dos mesmos.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SANTOS, SARA REGINA DOS ; HEERDT, Bettina. ATIVIDADE DE CAMPO NO ENSINO DE BIOLOGIA.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23845-ATIVIDADE-DE-CAMPO-NO-ENSINO-DE-BIOLOGIA. Acesso em: 23/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes