DOCUMENTOS ESCOLARES: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA X FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
DOCUMENTOS ESCOLARES: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA X FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Autores
  • MARTA OLIVEIRA GUIMARÃES
  • Diogo Franco Rios
  • Ana Luiza Ferreira Cunha
  • Ramon de Rezende Silveira
  • Jefferson Silveira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23843-DOCUMENTOS-ESCOLARES--HISTORIA-DA-EDUCACAO-MATEMATICA-X-FORMACAO-INICIAL-DE-PROFESSORES
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID. Formação de Professores de Matemática. História da Educação Matemática. Documentos Escolares
Resumo
A docência na escola e na formação de professores Resumo Este trabalho apresenta atividades desenvolvidas pelo PIBID/UFPEL em escola pública estadual fundada em 1929, localizada no município de Pelotas-RS, propõe dirigir o acadêmico na direção de reflexão pouco discutida nos cursos de formação de professores: “qual o percurso das práticas pedagógicas de matemática ao longo da existência do modelo de escola que temos no estado e no país”. Por se tratar de importante educandário do município, pois formava e forma professores (Curso Normal), percebeu-se que seria de grande valia a imersão nos documentos escolares de seu acervo. Nessa perspectiva, o PIBID/Matemática propôs à direção da escola separar, higienizar, catalogar, digitalizar e organizar livros, planos, avaliações, diários de classe, atas e quaisquer outros materiais que se referiam à matemática, buscando nos documentos, aproximações com as práticas docentes que eram aplicadas e desenvolvidas anteriormente. Assim, possibilita o contato com práticas de indivíduos que por lá passaram, com seus acertos e falhas, buscando desvendar, a partir de cada “retalho”, a trajetória das práticas educativas lá experimentadas e refletirmos como tais materiais podem problematizar a profissionalização do professor de matemática. Realizou-se intensas e produtivas leituras de fundamentos teóricos balizando toda construção, descortinando a cultura escolar, contemplando as pressões e lutas que fizeram-se presentes, algumas das quais permanecem hoje. Houve a preocupação de rastrear, sob enfoque histórico, práticas que poderão servir de parâmetros para formatar sua própria docência, pois a própria prática é mutável, tanto nos aspectos sociais, políticos e emocionais. Após contato, questões começam a emergir para reflexão a respeito da formação de professores: “Como se formavam professores de matemática anteriormente à data de criação dos cursos de formação docente?”; “existe algum registro além dos que já estão entrando em estado de deterioração?”; “qual foi o modelo de escola que se impôs na região?”. Diante dessas inquietações, começa-se a pensar como foi ser um professor de matemática nessa época e, certamente, a concepção do presente seria incompleta sem a inclusão do passado, da experiência vivida e materializada. Limpar e organizar o acervo documental da escola não é uma tarefa que se acaba nelas, cria-se um ciclo de discussões que servem de muita ajuda no descobrimento da escola. Entender a escola é entender não somente o presente, a realidade, mas também entender o que já se fez presente. Considerando que é pela história que nos formamos e nos conhecemos, através do estudo do que fomos, no passado, descobrimos o que somos no presente e o que podemos vir a ser no futuro. É inegável que todo grupo social que esquece o seu passado, que apaga sua memória, acaba por perder sua identidade. E assim, estamos em processo, continuamos trabalhando na proposta e fazendo aproximações do ontem, do hoje e das práticas futuras. Assim vamo-nos constituindo como docentes. Imergidos num passado, (re)montamos e (re)significamos nossa prática pedagógica. Esta associação do antes, do agora e do depois legitima nossas ações e faz criar e criticar nossa própria identidade de professor de matemática.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

GUIMARÃES, MARTA OLIVEIRA et al.. DOCUMENTOS ESCOLARES: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA X FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23843-DOCUMENTOS-ESCOLARES--HISTORIA-DA-EDUCACAO-MATEMATICA-X-FORMACAO-INICIAL-DE-PROFESSORES. Acesso em: 25/04/2024

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