APRENDENDO GEOMETRIA COM AUXILIO DOS FRACTAIS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
APRENDENDO GEOMETRIA COM AUXILIO DOS FRACTAIS
Autores
  • Bianca Bitencourt da Silva
  • Andressa Franco Vargas
  • Gabriel Prates Brenner
  • Clarissa Gonçalves
  • Tanara da Silva Dicetti
  • Fabielli Vieira de July
  • Mauricio Ramos Lutz
  • Jussara Aparecida da Fonseca
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23833-APRENDENDO-GEOMETRIA-COM-AUXILIO-DOS-FRACTAIS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
PIBID, geometria fractal, ensino e aprendizagem, cálculo de áreas
Resumo
O presente trabalho apresenta um relato de uma atividade que foi realizada no primeiro semestre de 2015 pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. Tal atividade tinha como título: “Aprendendo Geometria com Auxilio dos Fractais”, onde foi abordada em turmas do 8º e 9º ano do Instituto Estadual Oswaldo Aranha em Alegrete/RS. O objetivo deste trabalho foi abordar a Geometria Fractal de forma diferenciada, pois é um conteúdo não trabalhado na Educação Básica, envolvendo o conteúdo de cálculo de áreas de triângulos. Este ramo da matemática é pouco explorado em sala de aula, apesar de ser um conteúdo interessante e que possibilita a aproximação do tema com a realidade dos educandos. É de grande importância que os educandos possam observar que a matemática está presente também na natureza, assim como em vários ambientes que os cercam. A oficina foi realizada em seis momentos, afim de se ter um diálogo sobre o que os alunos estavam entendendo e pensando a respeito do conteúdo a ser trabalhado. No primeiro momento fizemos um questionário e dialogamos sobre a matemática existente na natureza; no segundo momento foi visto um pouco da história da geometria euclidiana bem como o surgimento da geometria fractal; no terceiro momento revisamos as áreas de figuras geométricas com uma atenção maior para a área de triângulos; para então, em um quarto momento estudamos os fractais triângulo e o tapete de Sierpinski; no quinto momento realizamos atividades envolvendo o cálculo de área de um fractal envolvendo áreas de triângulos e por fim, confeccionamos um fractal utilizando papel e tesoura. Sendo assim, foi interessante realizar uma aproximação deste tema com a realidade do aluno, de modo que este perceba que a matemática está presente no seu dia-a-dia, sendo possível ressaltar que quando há a contextualização das atividades envolvendo a realidade, obtém-se um aluno mais interessado, participativo e questionador. Além de estimular a criatividade e o raciocínio, a Geometria Fractal é uma forma de motivar os educandos a aprender matemática
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Bianca Bitencourt da et al.. APRENDENDO GEOMETRIA COM AUXILIO DOS FRACTAIS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23833-APRENDENDO-GEOMETRIA-COM-AUXILIO-DOS-FRACTAIS. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes