ENSINO COLABORATIVO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
ENSINO COLABORATIVO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autores
  • Fátima de Lourdes de Oliveira Alves
  • Jéssica Brites Oliveira
  • Mara Denize Brito Piva da Costa
  • Daniele Beguerstain Ramos
  • sabrina stefanello galarte
  • Emile Caroline Gundel Amorim
  • Cláucia Honnef
  • Sabrina Fernandes de Castro
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas docentes na diversidade
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23824-ENSINO-COLABORATIVO-NA-INICIACAO-A-DOCENCIA-EM-EDUCACAO-ESPECIAL
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação Especial. Iniciação a Docência. Ensino Colaborativo.
Resumo
A experiência a ser relatada contempla, especificamente, as ações do Ensino Colaborativo realizada em uma Escola Estadual do município de Santa Maria, onde uma das equipes do subprojeto Educação Especial do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolve suas atividades. O subprojeto Educação Especial está ancorado em três eixos temáticos teórico-práticos, quais são: Ensino Colaborativo, Atendimento Educacional Individualizado e Produção de Materiais e Recursos Pedagógicos. Nessa experiência a partir do Programa atuam uma coordenadora de área, uma supervisora educadora especial, uma professora colaboradora, sete alunos de iniciação à docência e três alunos licenciandos colaboradores. O Ensino Colaborativo é entendido como uma proposta pedagógica da Educação Especial, que congrega ações do professor de Educação Especial com outros professores, geralmente de Classe Comum, sendo que estes procuram trabalhar em parceria no planejamento das aulas, no desenvolvimento destas e na avaliação dos alunos, principalmente daqueles com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais. Assim, a intervenção dos bolsistas de iniciação a docência (BIDS) da Educação Especial acontece com o intuito de identificar a demanda e as necessidades dos alunos, por meio de atuação realizada na classe comum ou em momentos apropriados, desenvolvendo a estimulação através de uma intervenção pedagógica adequada, com adaptações de conteúdos. Os BIDs da Educação Especial que atuam com a proposta do Ensino Colaborativo atuam em parceria com professores do ensino regular, que fornecem informações sobre conteúdo a ser trabalhado, desenvolvimento da aula e dos alunos. Tais informações possibilitam ao bolsista orientar o docente e auxiliar também com uma atuação diretamente com os alunos considerados público-alvo da Educação Especial e, também, com os demais alunos da turma que esse aluno está inserido. Um dos fatores primordiais para efetivação do ensino colaborativo é oferecer aos professores tempo suficiente para o planeamento em conjunto o que muitas vezes se apresenta como uma dificuldade. O planejar em conjunto geralmente é feito no intervalo das aulas ou em momentos em que os alunos estão realizando alguma atividade. Essa ação não é adequada, mas é uma estratégia de planejamento em conjunto. Também, outra dificuldade encontrada é determinar um arranjo físico adequado para trabalhar com os alunos. Além disso, a proposta do ensino colaborativo exige disponibilidade dos professores para a parceria acontecer, o que nem sempre se afirma, pois muitas vezes além da falta de tempo, não há interesse em efetivar essa prática. Desse modo, se está encontrando dificuldades para desenvolver o ensino colaborativo, porém elas poderão ser superadas visto que se está em fase inicial desta prática. O subprojeto Educação Especial tem pouco mais de um ano de atuação desenvolvendo o ensino colaborativo, assim, esta prática necessita constantemente ser estudada e analisada a partir das experiências que ela proporciona aos alunos, acadêmicos e professores. É nesse sentido que se acredita no potencial da realização do Ensino Colaborativo no contexto escolar, visto que ele exige neste espaço diálogo e colaboração, essenciais no processo de formação básica e continuada das pessoas nele envolvidas.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ALVES, Fátima de Lourdes de Oliveira et al.. ENSINO COLABORATIVO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23824-ENSINO-COLABORATIVO-NA-INICIACAO-A-DOCENCIA-EM-EDUCACAO-ESPECIAL. Acesso em: 25/04/2024

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