EDUCAÇÃO DE SURDOS: ATUAÇÃO DOS SUPERVISORES PIBID/UNISC NA E.E.E.M. NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO DE SURDOS: ATUAÇÃO DOS SUPERVISORES PIBID/UNISC NA E.E.E.M. NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Autores
  • Ivan Jeferson Kappaun
  • Daiane Kipper
  • NEOLI PAULINA DA SILVA GABE
  • Patricia Barbosa Pinho Storch
  • Maria Rita Dalpiaz Breunig
  • GLAUCIA MARIA ETGES
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23819-EDUCACAO-DE-SURDOS--ATUACAO-DOS-SUPERVISORES-PIBIDUNISC-NA-EEEM-NOSSA-SENHORA-DO--ROSARIO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Educação de surdos, Pibid, Língua Portuguesa/Libras, Formação docente.
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar a atuação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário. O Pibid/Unisc atua na referida escola desde 2012, objetivando qualificar a formação dos estudantes de graduação, bem como oportunizar trocas pedagógicas significativas com a escola. A escola está localizada na região do Vale do Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul, e é referência em educação de surdos. A mesma atende alunos surdos e ouvintes, sendo que os alunos surdos do Ensino Fundamental (EF) são antedidos em classes especiais com professores, em sua maioria, bilíngues. No Ensino Médio (EM) estão incluídos em classes de ouvintes, com presença de uma professora intérprete de Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para a realização desse trabalho, tomamos como referencial teórico os Estudos Surdos, nos embasando em Skliar (2010), Lopes (2011), Quadros (2003) e Karnopp (2012). Uma vez implementado o programa na escola, passou a ser objetivo dos supervisores do Pibid promover ações pedagógicas ao público surdo, buscando qualificar o processo de construção de conhecimento, propor trocas entre alunos surdos e ouvintes e apresentar para os bolsistas a importância da participação dos alunos surdos nas atividades do programa. Num primeiro momento, as intervenções pibidianas desenvolvidas na escola, não previam a participação dos alunos surdos que inicialmente ficaram excluídos do Pibid. Com o tempo, o programa assumiu grande importância na escola e, de forma gradativa, os alunos surdos começaram a participar atividades promovidas. Uma das dificuldades encontrada para a efetivação desse trabalho foi a falta de profissionais intérpretes nas oficinas do Pibid. E para a participação dos mesmos, foi necessário primeiramente solucionar tal problema, que se deu com a participação de uma professora intérprete como bolsista supervisora do Pibid, a qual passou a atuar também como intérprete nas oficinas oferecidas pelo programa. A partir disso, a primeira oficina com a participação de alunos surdos foi a de Matemática, seguida da oficina de Língua Portuguesa, visto a importância da aprendizagem da escrita desta língua para tais alunos. Durante a realização das atividades, os bolsistas foram percebendo a importância do uso de recursos visuais, bem como da utilização da Língua Portuguesa escrita como segunda língua, sendo que a primeira é a Libras. Considerando que a formação docente é o objetivo maior do programa, as contribuições aos bolsistas que atuaram diretamente com os alunos surdos foram significativas, pois permitiram aos mesmos vivenciarem experiências pedagógicas singulares, que proporcionaram a desconstrução de verdades preestabelecidas e um desacomodar necessário ao profissional docente. Da mesma forma, proporcionou aos supervisores da escola trocas de experiências que permitiram a reflexão sobre a própria atuação docente, motivando alguns supervisores a buscarem formação no curso de extensão de tradução/interpretação de Libras oferecido pela Unisc.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

KAPPAUN, Ivan Jeferson et al.. EDUCAÇÃO DE SURDOS: ATUAÇÃO DOS SUPERVISORES PIBID/UNISC NA E.E.E.M. NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23819-EDUCACAO-DE-SURDOS--ATUACAO-DOS-SUPERVISORES-PIBIDUNISC-NA-EEEM-NOSSA-SENHORA-DO--ROSARIO. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes