POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO PIBID-UFRGS

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO PIBID-UFRGS
Autores
  • Andrea Hofstaetter
  • Roselane Zordan Costella
  • Ingrid Nancy Sturm
  • Luciane Uberti
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23800-POSSIBILIDADES-E-DESAFIOS-NO-TRABALHO-INTERDISCIPLINAR-DO-PIBID-UFRGS
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Interdisciplinaridade, processos de aprendizagem, projetos.
Resumo
A crise no ensino escolar se manifesta de muitas maneiras e sua origem pode ser justificada pela complexidade das atuais demandas no campo educacional. Dentre essas demandas encontramos a perspectiva do trabalho interdisciplinar, necessário para a formação de professores do Ensino Básico, visando superar a fragmentação curricular das licenciaturas proporcionada por nossa forte tradição disciplinar. O PIBID-UFRGS tem se comprometido com propostas e atividades que buscam atuar numa perspectiva interdisciplinar, ou seja, que permitam estabelecer relações produtivas entre as áreas atendidas pelos seus 19 subprojetos. Com isso, visamos atuar na formação de professores para o Ensino Básico destacando a necessidade de integração de saberes. Nosso objetivo, neste trabalho, é apresentar uma análise do desenvolvimento de atividades interdisciplinares que foram realizadas no ano de 2015, seguida de uma reflexão sobre a necessidade e a urgência de entendermos como podemos construir conhecimentos interdisciplinares. Um dos objetivos de nosso projeto atual é inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes, de caráter inovador e interdisciplinar, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem e que vem sendo trabalhadas na pesquisa nas diferentes áreas de conhecimento específicas. Destaca-se a intenção, em relação ao trabalho interdisciplinar, de interferir em processos de aprendizagem, entendendo-se que esta forma de atuação deverá ajudar estudantes da educação básica a superarem dificuldades na construção e articulação de conhecimentos. Compreende-se que no trabalho interdisciplinar será possível ao aprendiz articular saberes e conceitos, buscar a resolução de problemas que atravessam diversas áreas e compreender mais amplamente questões que perpassam a vida cotidiana e são abordadas pelos conteúdos disciplinares de diferentes modos. Contamos, em nosso projeto, que abarca o período de 2014 a 2017, com dois subprojetos interdisciplinares: um deles com a colaboração entre professores e estudantes das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Letras e outro, com a colaboração entre professores e estudantes da Pedagogia e da Licenciatura em Artes Visuais. Nesses subprojetos o trabalho pauta-se pela ideia de que existem determinados conceitos que “transitam” por todas as disciplinas escolares e de que existem problemas que surgem no contexto de diversas disciplinas, mas que nenhuma consegue abordar integralmente somente a partir de seu campo de estudos. Além dos dois subprojetos interdisciplinares mencionados, formamos grupos de trabalho, na integração entre diferentes subprojetos, que elaboraram e estão buscando formas de executar, nas escolas em que atuam, quatro grandes projetos criados com o fim de estimular a interdisciplinaridade. Estes quatro projetos têm como tema: Alteridade, ética e estética (Artes Visuais, Teatro, Música e Dança); Territórios negros (Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Matemática e Interdisciplinar-Sede); Sustentabilidade (Letras-Português, Letras-Espanhol, Letras-Francês, Interdisciplinar Vale e Química) e Projeto Navegando pelo Arroio Dilúvio (Educação Física, Geografia, História, Biologia e Física). Por fim, para refletir e fundamentar nossas ações, criamos um grupo de estudos que aborda o tema da interdisciplinaridade a partir da contribuição de diferentes autores e também pela análise de orientações que regem o sistema de ensino nacional e sua avaliação.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

HOFSTAETTER, Andrea et al.. POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO PIBID-UFRGS.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23800-POSSIBILIDADES-E-DESAFIOS-NO-TRABALHO-INTERDISCIPLINAR-DO-PIBID-UFRGS. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes