A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - UM OLHAR A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE OFICINAS DO PIBID

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - UM OLHAR A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE OFICINAS DO PIBID
Autores
  • Joanna Munhoz Sevaio
  • Fernanda Teixeira Corrêa
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23799-A-IMPORTANCIA-DAS-EXPERIENCIAS-INTERDISCIPLINARES-PARA-A-FORMACAO-DOCENTE---UM-OLHAR-A-PARTIR-DA-CONSTRUCAO-DE-OFI
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Interdisciplinaridade, Conhecimento, Práticas Pedagógicas.
Resumo
O presente trabalho trata dos esforços interdisciplinares no desenvolvimento do Projeto intitulado “Trabalho e Tecnologia”, que faz parte do Seminário Integrado do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, escola situada na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. O referido Projeto é resultado das experiências do grupo composto por 28 bolsistas de diversas áreas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nosso foco de investigação é o processo de construção das oficinas que serão aplicadas aos alunos do 1º ano do ensino médio, no qual ficou evidenciada a relevância das práticas interdisciplinares para se pensar os temas complexos que se inserem no cotidiano dos estudantes. Os dois eixos que compõem o Projeto – trabalho e tecnologia – foram eleitos pela escola para serem desenvolvidos no Ensino Politécnico durante o ano letivo de 2015. Em um primeiro momento, dividimos o grande grupo de bolsistas a fim de discutir com maior profundidade as diferentes significações atribuídas aos dois eixos – trabalho e tecnologia. Desse modo, ficou perceptível que áreas do conhecimento como as ciências sociais e a química, por exemplo, abordam os temas a partir de perspectivas distintas, porém não excludentes. Se do ponto de vista químico, trabalho e tecnologia sugerem transformação da matéria, do ponto de vista sociológico ambos engendram relações sociais. O objetivo de nosso trabalho é, então, demonstrar de que maneira explorar os fundamentos das disciplinas de forma complementar e compartilhada pode contribuir para a formação dos bolsistas, dos professores da escola, e, por conseguinte, dos alunos. A segunda parte de elaboração do Projeto centrou-se na elaboração das oficinas. Os PIBIDianos foram divididos em quatro grupos, os quais pensaram quatro diferentes abordagens da relação entre tecnologia e trabalho. Depois, cada uma das oficinas passou por uma aplicação piloto ao restante do grande grupo. Assim, pudemos tratar de forma mais elucidativa os aspectos profícuos, ou não, de cada uma delas e construímos coletivamente o conhecimento que compartilharemos com os alunos. A etapa seguinte do Projeto, a aplicação junto às turmas da escola em que os alunos estarão de fato envolvidos, está programa para o mês de outubro de 2015. É interessante ressaltar que consideramos o PIBID crucial como incentivador de práticas pedagógicas renovadas frente aos entraves do modelo tradicional de escola, que se afasta cada vez mais da realidade do aluno. Nesse sentido, temos tido êxito ao compreender a partir de nossas experiências que o processo de ensino-aprendizado tanto dos alunos da escola, quanto dos docentes atuante e em formação, é aprimorado quando o conhecimento é apreendido de forma interdisciplinar.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SEVAIO, Joanna Munhoz; CORRÊA, Fernanda Teixeira. A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - UM OLHAR A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE OFICINAS DO PIBID.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23799-A-IMPORTANCIA-DAS-EXPERIENCIAS-INTERDISCIPLINARES-PARA-A-FORMACAO-DOCENTE---UM-OLHAR-A-PARTIR-DA-CONSTRUCAO-DE-OFI. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes