A PRÁTICA PEDAGÓGICA EFETIVA E A REPRESENTAÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O SEU FAZER PEDAGÓGICO

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

DOI
10.29327/13515.1-4
Título do Trabalho
A PRÁTICA PEDAGÓGICA EFETIVA E A REPRESENTAÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O SEU FAZER PEDAGÓGICO
Autores
  • FERNANDA PEREIRA MARCONDES
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
As práticas e as aprendizagens interdisciplinares
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23789-A-PRATICA-PEDAGOGICA-EFETIVA-E-A-REPRESENTACAO-DO-PROFESSOR-SOBRE-O-SEU-FAZER-PEDAGOGICO
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Observação da escola, Prática pedagógica, Ensino de Geografia.
Resumo
Resumo O presente relato tem por objetivo entender como o ensino de Geografia é compreendido pelo professor da disciplina e ao mesmo tempo pelos seus alunos. Procuramos observar a percepção do aluno quanto às metodologias aplicadas pelo professor e o que ele reconhece como uma contribuição para o processo de ensino aprendizagem no seu cotidiano. Para tanto, pesquisamos um professor de Geografia da rede pública de ensino do estado do Paraná, do município de Candói e uma turma de 3º ano do Ensino Médio, composta de 35 alunos. A pesquisa teve como base de dados, a observação da prática pedagógica cotidiana do professor de Geografia em sala de aula e questionários compostos de 10 questões abertas, sendo um questionário direcionado ao professor e outro direcionado aos alunos com perguntas gerais sobre o que se pensa da disciplina de Geografia, como é visto o ensino em sala de aula e a sua aplicabilidade. Como resultado obtivemos que a Geografia apresentada pelo professor não é a mesma percebida pelo aluno. O professor entende a disciplina como importante e de fácil aprendizagem. Já o aluno a compreende como desinteressante e inútil, na maioria das vezes vê a disciplina na sua dimensão física, ignorando outros aspectos. Enquanto a professora diz que é importante uma Geografia Crítica, o que se nota nas observações são aulas tradicionais com memorização e leitura do livro didático indo de encontro às afirmações feitas no questionário aplicado. Existindo dessa forma uma contradição sobre o que pensa estar ensinando e o que de fato está se aprendendo.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

MARCONDES, FERNANDA PEREIRA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA EFETIVA E A REPRESENTAÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O SEU FAZER PEDAGÓGICO.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23789-A-PRATICA-PEDAGOGICA-EFETIVA-E-A-REPRESENTACAO-DO-PROFESSOR-SOBRE-O-SEU-FAZER-PEDAGOGICO. Acesso em: 24/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes