APRENDIZAGEM DOCENTE: OLHARES DOS SUPERVISORES DO PROGRAMA PIBID SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE

Publicado em 12/10/2015 - ISBN: 978-85-5722-000-3

Título do Trabalho
APRENDIZAGEM DOCENTE: OLHARES DOS SUPERVISORES DO PROGRAMA PIBID SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE
Autores
  • Barbara Evitta De Fraga Dos Santos
  • Zuma Maria de Borba
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
A docência na escola e na formação de professores
Data de Publicação
12/10/2015
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/pibidsul/23780-APRENDIZAGEM-DOCENTE--OLHARES-DOS-SUPERVISORES-DO-PROGRAMA-PIBID-SOBRE-A-INICIACAO-DOCENTE
ISBN
978-85-5722-000-3
Palavras-Chave
Aprendizagem docente, formação de professores, PIBID.
Resumo
Este artigo tem como finalidade promover uma reflexão acerca da aprendizagem docente e do que é ser professor na visão dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. A presente pesquisa apresenta a investigação das supervisoras do programa em suas respectivas escolas de atuação e visa investigar o elo intrínseco existente entre formação do ser/fazer professor e a vivência escolar na perspectiva dos bolsistas do PIBID/FACOS (Faculdade Cenecista de Osório). Nesse contexto, a investigação tem por objetivos: investigar a visão dos bolsistas sobre a concepção do que é ser professor; identificar os principais desafios na formação e iniciação docente evidenciados pelos bolsistas e especificar quais as reais contribuições do fazer pedagógico, possibilitado pelo programa, para a aprendizagem docente. A presente pesquisa foi desenvolvida utilizando o método qualitativo de estudo, envolvendo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os dados coletados para análise foram obtidos através de instrumentos como questionários e análise dos relatórios anuais das atividades desenvolvidas nos respectivos subprojetos dos bolsistas. Para um melhor entendimento, o artigo está estruturado da seguinte maneira: a primeira seção apresenta o programa PIBID e seus objetivos com relação à educação básica e à formação inicial do professor; a segunda seção procura estabelecer uma concepção do que é ser professor na atualidade; já a terceira seção apresenta uma reflexão teórica acerca do processo de formação inicial do professor e aprendizagem docente e, por fim, a quarta seção apresenta a análise dos dados relevantes coletados nos questionários e considerações finais. Como processo formativo, a aprendizagem docente se concretiza devido a diversos aspectos não só acadêmicos, como também através das experiências escolares vivenciadas com a atuação como professores. Por entender a importância na melhoria da qualidade da educação básica advinda da experimentação docente, o projeto PIBID incentiva a inserção de estudantes de licenciaturas, durante o processo da graduação, para que experienciem a docência no ambiente escolar e não somente no ambiente acadêmico por meio do desenvolvimento de subprojetos relacionados a várias áreas do conhecimento. A partir da análise do material coletado, a situação da investigação possibilita inferir que a experimentação da vivência docente permite ao estudante de licenciatura refletir sobre o papel social do professor e vislumbrar os desafios da docência de maneira concreta através da atuação no PIBID. Dessa forma, depreende-se, até o momento, que os bolsistas que integram o programa têm a oportunidade de ratificar sua escolha pela docência, além de possibilitar a futura permanência na profissão docente.
Título do Evento
PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC
Cidade do Evento
Lages
Título dos Anais do Evento
Anais do PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SANTOS, Barbara Evitta De Fraga Dos; BORBA, Zuma Maria de. APRENDIZAGEM DOCENTE: OLHARES DOS SUPERVISORES DO PROGRAMA PIBID SOBRE A INICIAÇÃO DOCENTE.. In: 1º PIBIDSUL / PARFORSUL / ENLICSUL: impactos na formação docente inicial e continuada. Anais... Lages (SC): UNIPLAC, 2015. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidsul/23780-APRENDIZAGEM-DOCENTE--OLHARES-DOS-SUPERVISORES-DO-PROGRAMA-PIBID-SOBRE-A-INICIACAO-DOCENTE. Acesso em: 24/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes